Nova comemoração no Espírito Santo: Dia Estadual dos Legendários
A partir de 27 de junho, o Espírito Santo passa a celebrar o Dia Estadual dos Legendários, conforme publicação no Diário Oficial. A iniciativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Ales) e sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB). O projeto foi apresentado em fevereiro deste ano pelo deputado José Esmeraldo (PDT).
Objetivo da data oficial
A proposta visa incluir a data no calendário oficial capixaba para celebrar o movimento que promove a transformação de homens, famílias e comunidades. O objetivo é incentivar experiências que ajudem os homens a desenvolverem o melhor de si e descobrirem novos potenciais.
Sobre o movimento Legendários
Fundado em 2015 na Guatemala, o movimento Legendários atualmente está presente em mais de 15 países, reunindo cerca de 90 mil seguidores. Sua atividade principal consiste em superar desafios físicos, mentais e espirituais, como a subida de uma montanha em um desafio de quatro dias. Os integrantes usam um grito de saudação, “AHU”, que significa Amor, Honra e Unidade.
Histórico e presença no Brasil e no Espírito Santo
No Brasil, o movimento existe desde 2019 e conta com adeptos famosos, incluindo o pai do jogador Neymar Jr. Em 2021, o Legendários chegou ao Espírito Santo, onde atualmente tem mais de 1.500 participantes. Segundo o deputado que apoiou a lei, o movimento vem ganhando destaque em todas as regiões do estado.
Organização no Espírito Santo
O grupo nos capixaba é organizado pelo Legacy, Ministério de Homens da Igreja Evangélica Fonte de Vida. A organização atua em diversos municípios do estado, promovendo valores humanos, incentivando transformações e contribuindo para uma sociedade mais justa.
Reconhecimento e avanços locais
Em janeiro, o movimento conseguiu a sanção para criar o Dia Municipal dos Legendários em Vitória. Nas redes sociais, os representantes comemoraram a conquista, destacando o reconhecimento do trabalho que vem mudando vidas de homens em todo o mundo.