O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reuniu-se nesta sexta-feira (8) com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, na prefeitura da capital italiana. A visita foi uma escala na Europa antes de Casagrande seguir para o Azerbaijão, onde participará da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP29). Durante o encontro, o governador discutiu temas como turismo — já que Roma é o terceiro destino mais visitado da Europa — e mudanças climáticas, destacando que a cidade está entre as 100 da Europa que se destacam em projetos de mitigação ambiental.
“Foi meu primeiro compromisso oficial na Itália, e fui bem recebido pelo prefeito de Roma. Abordamos temas de grande importância para o Brasil e para o Espírito Santo, como planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Também conversamos sobre turismo, com Roma sendo um destino extremamente popular. Trocamos ideias políticas sobre as relações da comunidade europeia com o Mercosul”, relatou Casagrande.
Ainda na Itália, o governador capixaba, que preside o Consórcio Brasil Verde, participará de outras agendas antes de embarcar para a COP29, onde terá uma série de compromissos. Casagrande será palestrante em eventos onde apresentará iniciativas bem-sucedidas de preservação ambiental realizadas no Espírito Santo. Ele também participará de reuniões bilaterais para discutir parcerias, cooperação e possibilidades de financiamento. Estão previstos ainda decretos e outros anúncios durante a conferência.