Vai votar nas eleições municipais em outubro deste ano? Então esteja atento aos prazos. Os cidadãos que pretendem votar têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento.
Isso porquê, a partir do dia 08 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais. O prazo também é o mesmo para os jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez.
Em caso de situação irregular, como por exemplo, ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.
1º Título de Eleitor pela internet
Para tanto, basta acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.
Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. Duas da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto. E uma do comprovante de residência.
Homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Após o processamento dos dados – caso não haja pendências –, pode-se baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel. O app permite o acesso fácil e rápido às suas informações pessoais armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral.
Eleições 2024
Nas Eleições deste ano, os cidadãos vão as urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno será realizado no dia 06 de outubro.
Já o segundo turno está previsto para acontecer no dia 27 de outubro, mas apenas em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito consiga votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.
Leia também: