sábado, 21 de dezembro de 2024

Bolsonaro chama Lula de jumento e dispara ataques à esquerda

O ex-presidente Jair Bolsonaro, agora filiado ao PL, esteve presente no evento de filiação do partido na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (25). Durante a cerimônia, Bolsonaro aproveitou a oportunidade para atacar o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que um retorno ao Palácio do Planalto é uma “missão”. O discurso do ex-chefe do Executivo também foi marcado por ataques à esquerda e palavras de baixo calão.

Continua após a publicidade

Bolsonaro questionou a quem interessa a Presidência da República, mencionando alguns países europeus e do norte. Em suas palavras, ele criticou Lula, referindo-se a ele como um “analfabeto” e um “jumento”. A declaração denotou uma postura agressiva em relação ao sucessor político.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi alvo dos ataques de Bolsonaro. O ex-presidente expressou sua discordância em relação à reforma tributária aprovada na Câmara e demonstrou sua posição contrária ao ministro em sua fala.

Continua após a publicidade

Outro tópico abordado pelo ex-presidente foi a Comissão da Verdade, responsável por investigar os crimes cometidos pelo Estado durante o período da ditadura militar. Bolsonaro fez críticas a essa iniciativa, mostrando sua visão desfavorável em relação à investigação desses eventos históricos.

No evento, além da filiação de Bolsonaro, também foi formalizada a entrada do vereador de São Paulo, Fernando Holiday, no PL. Holiday, que havia manifestado arrependimento por seu apoio a Bolsonaro nas eleições de 2018, comparou sua relação com o ex-presidente à parábola do filho pródigo, afirmando que se sente acolhido de volta.

Contudo, a filiação de Holiday gerou certo desconforto nas redes sociais. Carlos Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, demonstrou insatisfação, criticando indiretamente aqueles que antes falavam mal da gestão de seu pai e agora buscam se aproximar dele.

Além de Holiday, outras lideranças de direita de São Paulo se filiaram ao PL, incluindo o pré-candidato ao legislativo municipal, Lucas Pavanato. O partido tem planos ambiciosos para as eleições de 2024, buscando formar um corredor político de direita no Estado de São Paulo.

Valdemar Costa Neto, presidente da sigla, enfatizou o papel de Bolsonaro no partido, destacando que nenhuma decisão será tomada sem consultar o ex-presidente. A legenda pretende usar o capital político de Bolsonaro para impulsionar nomes alinhados ao discurso conservador, como é o caso da pré-candidata à Prefeitura de Santos, deputada federal Rosana Valle (PL), que também estava presente no evento. Com informações do Estadão.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:58 am
Anoitecer
06:20 pm
26ºC
Chuva
3.5mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h
22/12
Dom
Mínima
24ºC
Máxima
26ºC
23/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
24/12
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
23ºC
25/12
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Ludimila Nunes Mantovani

O cuidado em cena na política social no Brasil

Leia também