O deputado federal Josias Da Vitória (PP) está em seu segundo mandato na Câmara Federal e está pela terceira vez como líder da bancada capixaba em Brasília. Além disso, Da Vitória assumiu a presidência estadual do Progressistas, que planeja ser protagonista das próximas eleições municipais, em 2024.
O deputado também assumiu a presidência da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento (FrenCOMEX). Em entrevista ao MovNews, Da Vitória comentou sobre a situação das rodovias federais que cortam o Estado, em especial o caso da BR-101, cuja a empresa Eco 101 relatou não ter interesse em continuar gerindo. “É imoral a ECO 101 pedir indenização depois de todo descaso com o capixaba”, declarou o parlamentar.
Segundo Da Vitória, a bancada federal tem feito um grande aporte de recursos de emenda na infraestrutura do Estado. “São meio bilhão de reais em duas obras importantes que vão melhorar a logística do Espírito Santo: o Contorno do Mestre Álvaro, que está entrando na reta final das obras, e a BR-447, que também está bem avançada. Quero destacar que elas só estão se tornando realidade por ação da bancada federal capixaba que tem aportado ano a ano recursos de emenda. Assim como para o projeto de engenharia de duplicação da BR-259, que está em andamento”, ressaltou.
Em relação à obra de duplicação da BR-101, o deputado federal não poupou críticas à empresa ECO 101, atual gestora da rodovia.
“A BR-101 sofre há dez anos com um contrato mal feito e com uma empresa irresponsável que não cumpriu em nada do que foi pactuado. Após dez anos temos apenas 60 quilômetros de pista duplicada. A empresa levou o dinheiro dos capixabas, pago nos pedágios, que desde o início estão lá e agora quer virar as costas e ir embora. E o pior, ainda quer indenização. É imoral a ECO 101 pedir indenização depois de todo descaso com o capixaba”, disparou.

O parlamentar ainda lembrou que tem uma ação tramitando na Justiça Federal contra a ECO 101 pelo não cumprimento de contrato, além de outras representações no Ministério Público Federal (MPF) pedindo a apuração da responsabilidade da empresa nos acidentes com vítimas em trechos que já deveriam estar duplicados.
O progressista ainda comentou que o governo federal divulgou nessa quinta-feira (11) que está tentando um ajuste de contrato para que os investimentos não sejam paralisados. “Outras vezes, esse contrato já foi reajustado e a empresa não cumpriu. Vamos acompanhar o andamento desta situação e seguir cobrando. Outra opção é o governo do Estado assumir a concessão até a nova licitação, usando recursos próprios para as obras”, disse Da Vitória.
Quanto à duplicação da BR-262, o deputado capixaba explicou que o problema é diferente ao da BR-101.
“A questão é o não interesse de empresas privadas em assumir a concessão e realizar as obras de duplicação. Dois leilões já deram deserto. Agora o governo federal iniciou um novo estudo técnico para que sejam aportados recursos públicos. Uma saída é a utilização dos recursos da indenização relativa ao rompimento da barragem de Mariana para realizar essa obra. Há a necessidade de aporte de recursos públicos dado a ausência de interessados privados”, declarou Da Vitória.
A reportagem do MovNews entrou em contato com a Eco 101, que disse por nota que não irá se manifestar. “Entretanto, permanece aberta ao diálogo com os entes públicos”, finaliza a nota.

Obras federais entre as prioridades
Da Vitória comentou que todas as pautas em defesa do Espírito Santo são importantes, mas que as obras federais iniciadas em 2019, com recursos da bancada, estão entre as prioridades. No âmbito federal, o deputado aponta a Reforma Tributária como o tema mais relevante no momento.
“Temos as obras federais, assim como a resolução da indenização do rompimento da barragem de Mariana junto à Samarco, Vale e BHP Billinton. No campo legislativo, temos que acompanhar a discussão da Reforma Tributária para garantir que os estados que têm população menor, como o Espírito Santo, não tenham perda de receita”, destacou.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.








