A Academia Britânica de Artes do Cinema e da Televisão (BAFTA) divulgou nesta terça-feira, 27, os indicados ao BAFTA Awards 2026, prêmio muitas vezes chamado de “Oscar britânico”. O Brasil aparece em quatro categorias diferentes da premiação.
O filme “O Agente Secreto” se destacou com duas indicações. Além dele, o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, e o diretor de fotografia Adolpho Veloso também foram nomeados.
O Agente Secreto no BAFTA
A produção concorre em duas áreas: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original, este atribuído a Kleber Mendonça Filho. A lista de concorrentes na primeira categoria é a mesma do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Na edição anterior, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, também havia sido indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas foi superado por “Emilia Perez”.
Ao contrário do que aconteceu no Globo de Ouro e no Oscar, Wagner Moura não foi incluído entre os indicados a Melhor Ator, nem mesmo constava na lista preliminar.
Confira os concorrentes de “O Agente Secreto”:
Melhor Filme em Língua Não Inglesa:
- O Agente Secreto
- Apenas Um Acidente
- Sirat
- A Voz de Hindi Rajab
- Valor Sentimental
Melhor Roteiro Original:
- O Agente Secreto
- Eu Juro
- Marty Supreme
- Valor Sentimental
- Pecadores
Indicações de “Apocalipse nos Trópicos” e Adolpho Veloso
O documentário “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, esteve na pré-lista do Oscar de Melhor Documentário, mas não avançou para a indicação final. Na premiação britânica, ele compete na mesma categoria contra “2000 Meters to Andriivka”, “Cover-Up”, “Mr Nobody Against Putin” e “A Vizinha Perfeita”.
Adolpho Veloso, responsável pela fotografia de “Sonhos de Trem”, repetiu a nomeação que recebeu no Oscar, agora concorrendo ao BAFTA de Melhor Fotografia. Seus adversários são Dan Laustsen (“Frankenstein”), Darius Khondji (“Marty Supreme”), Michael Bauman (“Uma Batalha Após a Outra”) e Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”), o mesmo conjunto da Academia norte-americana.







