Cantora capixaba inaugura o Projeto Ensaios na Thelema com show gratuito, músicas inéditas e a força criativa do Festival Entrelaços
Dizem que o ano só começa depois do primeiro bom show. Se for verdade, 2026 já estreia afinado no Centro de Vitória. Nesta quinta feira, a cantora Luiza Dutra sobe ao palco da Thelema para abrir a temporada do Projeto Ensaios, com entrada gratuita, repertório autoral e aquela mistura boa que faz a MPB conversar com o jazz, o samba e a curiosidade de quem chega sem saber exatamente o que vai ouvir, mas sai sabendo que valeu a pena.
Luiza apresenta canções do álbum Meu Canto, lançado em 2024, além de singles já conhecidos como Coração Tatuado, Dentro de Mim, Dúvida e Quebra Cabeça. O tempero extra fica por conta de duas músicas inéditas, uma delas já batizada de Tropical e outra ainda em fase de gestação artística. Segundo a cantora, cantar algo inacabado é quase um laboratório emocional (o público vira cúmplice do processo).
“Uma das primeiras vezes que Luiza pegou no violão para começar a tocar foi no Thelema (…) A Luiza esteve com a gente em 2023, na 81ª edição do Projeto Ensaios. Ela retornou em 2024 numa edição especial Mulheres na Música. A presença dela nessa segunda etapa do Entrelaços reforça a caminhada que a Thelema e o Projeto Ensaios tem feito junto aos artistas capixabas ou residentes no Espírito Santo, mas também com a presença feminina nesse cenário. A Luiza tem construído uma carreira bonita, passou por vários palcos aqui no estado. Ter o palco do Projeto Ensaios, na Thelema, como um deles é muito gratificante para a gente”, diz Ruth Rangel produtora cultural da Thelema e idealizadora do Projeto Ensaios e Festival Entrelaços.
“A canção só se completa quando encontra quem escuta”, afirma Luiza, em sintonia com uma ideia bastante defendida por pesquisadores da música popular brasileira, como o crítico musical Zuza Homem de Mello, que via o palco como espaço de experimentação e escuta ativa.
Mais do que cenário, a Thelema se consolidou como ponto estratégico da cultura independente capixaba. Para Luiza, o espaço cumpre um papel que vai além do artístico. “A Thelema cria público, aproxima o artista das pessoas e ajuda a manter vivo um Centro que muitas vezes é esquecido pelo poder público”, diz a cantora. Não é pouco. É resistência com ritmo e rima.
O show integra o Festival Entrelaços, realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, com recursos do Funcultura e da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura. Criado em 2025, o projeto se transformou em festival ao oferecer programação gratuita e multilinguagem, fortalecendo artistas locais e gerando renda no setor cultural. Cultura continuada não é luxo, é estratégia.
SERVIÇO
Projeto Ensaios 2026 – Show Luiza Dutra
Quinta-feira, 8/01, as 20h
Espaço Thelema, Centro de Vitória
Entrada gratuita
Crédito/Foto: Ingrid Welida







