A programação e as datas da Novena e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foram divulgadas. O evento acontece em Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026. Um dos pontos altos é a apresentação confirmada da banda Rosa de Saron, importante nome da música católica nacional, marcada para 31 de janeiro, o que deve atrair devotos de várias regiões.
A festa tradicional reúne a comunidade para momentos de oração, celebrações litúrgicas e apresentações musicais, fortalecendo a fé e a devoção a Maria. O novenário começa em 24 de janeiro e vai até 1º de fevereiro, com a reza da Novena às 19h e a Santa Missa às 19h30, conduzida por padres convidados. Em algumas noites, a agenda também terá shows com temática religiosa, reforçando o propósito evangelizador do evento.
A atração da banda Rosa de Saron, no sábado, 31 de janeiro, é muito aguardada pelos fiéis. Nacionalmente conhecida por composições que abordam fé, esperança e testemunho cristão, o grupo garante um momento significativo de louvor e espiritualidade durante as festividades.
No dia 2 de fevereiro, consagrado à Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, as atividades começam de madrugada com a Alvorada, às 5h. O Ato de Consagração, sob a responsabilidade do diácono Taylor Menine, acontece às 8h. Às 9h, será realizada a Santa Missa com Procissão Fluvial, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, e com a participação do Pe. Gracione Augusto Alves, em um dos ritos mais emblemáticos e tradicionais da celebração.
Além de expressar a crença popular, a solenidade preserva uma antiga devoção com raízes na Idade Média, quando Maria começou a ser invocada como “Estrela do Mar”, protetora dos navegantes. No Brasil, essa veneração se fortaleceu principalmente entre as populações litorâneas, para quem Nossa Senhora dos Navegantes é um símbolo de proteção, esperança e confiança em Deus.
Com uma agenda variada e a presença confirmada de atrações relevantes, como a Rosa de Saron, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de 2026 deve reunir uma multidão de fiéis e turistas, reafirmando sua importância religiosa, cultural e social para Marataízes e região.
Banda Rosa de Saron
A banda Rosa de Saron surgiu em 1988, em Campinas, interior de São Paulo, no âmbito da Renovação Carismática Católica. A formação atual tem Bruno Faglioni, Eduardo Faro, Rogério Feltrin e Grevão. Famosos por unir rock e evangelização, alcançaram projeção nacional a partir dos anos 2000, com premiações como Discos de Ouro, DVD de Platina e indicações ao Latin Grammy.
Com participações em grandes eventos eclesiásticos, como as Jornadas Mundiais da Juventude em Madri (2011) e no Rio de Janeiro (2013), o grupo acumula mais de três décadas de trajetória e milhões de seguidores nas redes sociais. Apesar do reconhecimento, mantém como objetivo central transmitir uma mensagem cristã de fé, esperança e amor por meio de sua música.
Programação do Novenário
- 26/01 (segunda-feira) – 3º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Pe. Carlos Renato - 27/01 (terça-feira) – 4º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Pe. Juliano - 28/01 (quarta-feira) – 5º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Frei Cléber - 29/01 (quinta-feira) – 6º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Pe. João Vitor Preato - 30/01 (sexta-feira) – 7º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Pe. Wagner
21h30 – Show Noite – Mariana - 31/01 (sábado) – 8º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Frei Luiz Fernando
21h30 – Show
22h30 – Show - 01/02 (domingo) – 9º Dia
19h – Novena
19h30 – Santa Missa – Pe. Josimar
Logo após – Procissão Terrestre
22h – Show
Tradição e devoção
A veneração a Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, no contexto das Cruzadas, quando Maria era invocada como “Estrela do Mar”, um emblema de proteção e direção segura para quem se aventurava em travessias marítimas perigosas. Antes de zarpar, os navegantes assistiam à Santa Missa e entregavam suas vidas à intercessão da Virgem Maria.
Com a expansão das grandes navegações portuguesas e espanholas, essa devoção se espalhou pelo mundo, chegando também ao Brasil. Sob essa invocação, Nossa Senhora é considerada padroeira dos navegantes e viajantes, sendo também chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem, o que expressa fé, esperança e confiança em Deus.
Novena e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Data: 24 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026
Local: Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes
Novenário:
De 24 de janeiro a 1º de fevereiro
Horário:
19h – Novena
19h30 – Santa Missa
Destaques da programação:
- Shows religiosos nos dias 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro
- Apresentação da banda Rosa de Saron: 31 de janeiro
Dia da Padroeira – 2 de fevereiro:
- 5h – Alvorada
- 8h – Ato de Consagração (Diácono Taylor)
- 9h – Santa Missa com Procissão Fluvial
Presidência: Dom Luiz Fernando Lisboa, CP






