A Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro) convida a imprensa capixaba a participar e contribuir para o diálogo que será construído no seminário “Habitar com Plenitude”, a ser realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, no HubES+, na Praça Costa Pereira. Solicitamos, com especial apreço, o apoio na divulgação deste encontro, que reunirá comunidade, especialistas, gestores públicos e movimentos sociais para debater caminhos e soluções para a moradia no Centro de Vitória.
Reconhecemos e valorizamos o papel essencial que os veículos de comunicação vêm desempenhando nos últimos anos na promoção de diálogos qualificados sobre o presente e o futuro da cidade. É graças a esse compromisso com a informação e o debate público que temas como moradia, acessibilidade e requalificação urbana ganham força, mobilizam a sociedade e influenciam políticas públicas.
Contamos com a sensibilidade e a parceria de cada profissional e veículo para ampliar esse debate e incentivar a participação da comunidade nesta importante iniciativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: www.sympla.com.br O link também está disponível nas redes sociais da Amacentro: @amacentro.centro.
O evento será um momento fundamental para fomentar a discussão sobre a função social da propriedade e debater a ocupação de imóveis vazios como estratégia de adensamento habitacional no Centro de Vitória. Também serão apresentadas propostas para melhorar a acessibilidade aos morros, garantindo o direito pleno de ir e vir e promovendo equidade nas melhorias habitacionais.
Entre as soluções previstas, destacam-se a implantação de planos inclinados, elevadores e teleféricos, além da requalificação das calçadas do Centro, com a retirada de postes e o enterramento da fiação elétrica e cabos de telecomunicações, contribuindo para maior segurança, mobilidade e valorização da paisagem urbana.
Programação
Dia 21/08 – Quinta-feira
- 9h – Mesa 1: A função social da propriedade
- 14h – Mesa 2: A construção do direito à moradia a partir da prática legal e social – Caso do Edifício Getúlio Vargas (antigo prédio do IAPI)
- 18h30 – Mesa 3: Políticas públicas de moradia e o papel dos movimentos sociais
Dia 22/08 – Sexta-feira
- 9h – Mesa 4: Protagonismo feminino nas ocupações, na luta por moradia e na construção das cidades
- 14h – Mesa 5: Caminhos possíveis para construir uma cidade democrática e inovadora – acessibilidade plena aos morros, implantação de planos inclinados e calçadas livres, com retirada de postes e enterramento da fiação elétrica e cabos de telecomunicação.








