O cantor e compositor Lets apresenta seu quarto registro musical em homenagem a Dona Laura Felizardo, matriarca do povo bantu no Espírito Santo e figura central na representatividade afro-capixaba. O single “Escuta que vou contar” será lançado nas plataformas digitais no dia 26 de junho, iniciando a divulgação do primeiro álbum do artista, programado para 1º de agosto.
Valorizar a ancestralidade e combater desigualdades sociais
Selecionado pelo Edital de Produção Musical nº 12/2023 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), o projeto reflete a dedicação de Lets em reconhecer e valorizar as raízes do povo preto no Brasil. Natural de Vitória, o artista de 37 anos, anteriormente conhecido como Letícia Chaves, ganhou notoriedade em festivais de música e eventos culturais, incluindo a Feira Cultural LGBT e a Semana de Cidadania LGBTQIA+.
Em sua nova fase como Lets, o artista busca uma representação mais autêntica de suas vivências. “Sinto-me à vontade para expressar minha sexualidade e as questões que envolvem meu corpo negro e LGBT”, destaca. Para ele, esse disco é uma capacidade de dar voz a aqueles que muitas vezes são silenciados.
A mensagem do single
“Escuta que vou contar” expressa a ligação do Brasil com a África e os direitos sociais. A composição surgiu a partir de um pedido do filho de Dona Laura, o bailarino Paulo Fernandes. Lets explica que a canção destaca a importância da ancestralidade e da cultura popular capixaba, com influências do ritmo do congo, e foi finalizada após o falecimento da matriarca em 2020.
A faixa conta com a participação de Léo de Paula na percussão e da mãe de Lets, Celina Chaves, que recita uma parte do texto na música. “A presença de duas mães pretas e seus filhos representa um atravessamento ancestral de verdade”, ressalta.
Musicalidade autêntica
Musicalmente, “Escuta que vou contar” incorpora elementos como suingue, groove, percussão e toques de capoeira, revelando a rica negritude na criação de Lets. O single é parte do álbum “Esfera”, gravado no Estúdio A, em Vila Velha, sob a produção de André Daumas. Antes do álbum, Lets lançará o segundo single, “Nu”, no dia 17 de julho.
Iniciativa de podcasts
Além da divulgação das músicas, Lets realizará uma série de cinco podcasts com artistas que admira. Os episódios serão disponibilizados em formato de áudio, começando em 30 de junho, sempre às segundas-feiras. Os convidados incluem a liderança religiosa da Cabula, Alufa Baralejian; a escritora Édiphon Souza; e a vereadora Ana Paula Rocha. Durante os episódios, serão discutidos temas abordados nas canções do álbum, como as religiões afro-brasileiras, a参与ação das mulheres pretas na política e a vivência de pessoas trans na música no Espírito Santo.