A programação desta semana do Projeto Lugares de Ler, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) com apoio da Lei Paulo Gustavo, traz uma rica variedade de atividades de leitura, cinema e poesia para diversos bairros. As iniciativas visam incentivar o hábito da leitura e fortalecer a cultura nas comunidades de Carapina, Padre Gabriel, Nova Rosa da Penha, São Pedro, Piedade, Jabaraí e Terra Vermelha.
Rodas de leitura
As atividades começam com o Rolê Literário em Carapina, nesta terça-feira (14), às 15h30, onde duas intervenções com leitura de fanzines serão realizadas. Na primeira intervenção, será lida a obra “Para ser borboleta é preciso paciência”, da poeta Eloísa Amorim, na Arquibancada do Campo, localizada na rua Mucuri. Logo após, a leitura na Praça da Família, na rua Guarapari, apresentará o livro “Carmes Periféricos”, do Poeta Bardo.
Atividades de cinema
Na quarta-feira (15), o Projeto oferece a exibição do filme “O serviço de entregas da Kiki” em Padre Gabriel, às 14h, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Este filme de Hayao Miyazaki conta a história de Kiki, uma jovem bruxa em busca de sua independência na cidade de Korico.
Na Grande São Pedro, a intermediação de leitura será focada no livro “Carrego a chuva em meus olhos”, do autor capixaba Marcéu Rosário, e acontecerá às 14h no Cajun de Nova Palestina. O bairro Nova Rosa da Penha também participará com a atividade “Férias com leitura”, que destacará “Super Legal”, de Ione Duarte, um livro infantil que inspira os pequenos a protegerem a natureza.
Na sexta-feira (17), a atividade “Páginas em Cena” ocorrerá em Terra Vermelha, às 15h, com a apresentação do filme “Auto da Compadecida”, inspirado na obra de Ariano Suassuna, que narra a luta pela sobrevivência no sertão nordestino.
Encerramento com poesia
O encerramento da programação será no sábado (19), às 9h30, na Piedade, através da atividade “Você tem um minuto para uma história?”. Nela, a agente de leitura vai compartilhar mudas de plantas, cada uma com um trecho de uma poesia, crônica ou conto, convidando as pessoas a se envolverem na leitura e discussão.
O Projeto Lugares de Ler atua em 10 territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. Com foco em regiões de alta vulnerabilidade social, as ações são complementadas por agentes de leitura que promovem encontros semanais e uma variedade de eventos ao longo do ano, incluindo apresentações musicais, saraus e exibições de filmes acompanhadas de discussões.