O filme “Ainda Estou Aqui” conquistou uma indicação inédita para o Brasil à categoria de Melhor Filme no Oscar, conforme anunciado nesta quinta-feira (23). Esta é a primeira vez que uma produção brasileira disputa a categoria mais prestigiada da premiação.
Além do reconhecimento como Melhor Filme, o longa também foi indicado a outras duas categorias: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres. Dirigido por Walter Salles, o projeto se consolida como a primeira produção original da Globoplay a alcançar este nível de reconhecimento.
Com três indicações ao Oscar 2025, a cerimônia, que será apresentada por Conan O’Brien, está marcada para o dia 2 de março, em Los Angeles.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a trajetória de transformação de Eunice Paiva, mãe do autor e personagem central da trama. Dona de casa nos anos 1970 e mãe de cinco filhos, Eunice se tornou uma das principais ativistas dos Direitos Humanos no Brasil após o assassinato de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), uma das vítimas da repressão durante a ditadura militar.
Além do Oscar, “Ainda Estou Aqui” também está entre os indicados ao BAFTA, premiação conhecida como o “Oscar britânico”, cuja cerimônia acontecerá no dia 16 de fevereiro.