No dia 12 de dezembro, o Cine Metrópoles, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo, será o palco para a exibição de documentários realizados por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anacleta Schneider Lucas, em Vitória. A apresentação, fruto das oficinas do Programa Imagens em Movimento (PIM), ocorrerá das 10h às 12h, com entrada gratuita.
Programa Imagens em Movimento (PIM)
O Programa Imagens em Movimento é uma iniciativa mantida pela ONG RAIAR, com o intuito de proporcionar aprendizagem crítica e criativa em linguagem audiovisual para jovens de escolas públicas. Desde sua criação em 2011, o programa tem oferecido oficinas de cinema gratuitas durante o contraturno escolar, alcançando milhares de estudantes em várias regiões do Brasil.
Parceria Internacional e Metodologia
A iniciativa do PIM se destaca por sua colaboração com a rede internacional “Cinema, Cem anos de Juventude”, que foi fundada na França em 1995. Esta rede conta com a participação de organizações independentes de 15 países da América Latina e desenvolve um tema a cada ano para orientar as atividades pedagógicas focadas no ensino do cinema. Encontros presenciais anuais promovem a troca cultural entre jovens de diferentes nacionalidades.
Participação em Evento Internacional
Em junho de 2024, duas alunas das oficinas de cinema do PIM participaram do encontro internacional ‘À nous le cinéma!’ em Lisboa, Portugal. O evento, que reuniu estudantes, educadores e cineastas, teve como padrinho o cineasta português Pedro Costa, reconhecido pelo filme ‘No quarto da Vanda’, vencedor de um prêmio no Festival de Cannes em 2002.
Impacto do Programa
Desde sua fundação, o Programa Imagens em Movimento impactou aproximadamente 2.730 estudantes e 220 educadores em suas 13 edições, resultando na produção de mais de 220 filmes. A evolução do projeto reflete a riqueza das diversas matrizes culturais e experiências vividas pelos jovens nas diferentes regiões do país.
Que iniciativa incrível! É muito bom ver projetos que dão voz e espaço para os jovens expressarem suas ideias e perspectivas. Documentários são uma forma poderosa de contar histórias e provocar reflexões, e o fato de serem feitos por alunos de escolas públicas mostra o talento e a criatividade que muitas vezes ficam escondidos por falta de oportunidade. Com certeza, esse projeto vai inspirar não só os alunos envolvidos, mas também todos que tiverem a chance de assistir às produções.