No dia 25 de maio, comemora-se o Dia da África, marcando a fundação da Organização de Unidade Africana em 1963, atualmente sucedida pela União Africana. Esta entidade foi fundamental na luta contra o colonialismo e o neocolonialismo no continente africano.
Reconhecendo a importância desta data para a compreensão do potencial de luta social contra o racismo e de empoderamento do povo negro no mundo, a Associação Cultural Coisas de Negres, em colaboração com a Liga dos Universitários Africanos (LUA), o Museu Capixaba do Negro (MUCANE) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES (NEAB/UFES), convida todas as pessoas interessadas para o evento “ÁFRICA CONTINENTE MÃE”.
O evento contará com diversas atrações culturais e rodas de conversa sobre a temática do continente africano e a cultura negra brasileira. As inscrições podem ser realizadas através do link: África Continente Mãe.
Painel África por um olhar da Liga dos Universitários Africanos
O evento contará com diversos painéis como painel “África por um olhar da diáspora brasileira”, o qual terá grandes nomes como destaque, por exemplo, o vereador André Moreira e o doutor Gustavo Forde.
Contudo, o painel que enfoca o olhar de estudantes universitários africanos é um dos maiores destaques do evento. Esses estudantes mostram um pouco de como é a vivência em seus respectivos países e no Brasil.
Um dos responsáveis pelo painel e apresentadores no dia é o moçambicano Cesário Lino. Ele é Mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Linguística Bantu por meio da Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique (2015). Consultor de línguas moçambicanas e educação bilíngue no Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Investigador de temáticas relacionadas a políticas linguísticas educacionais, com ênfase em línguas africanas, bilinguismo e educação bilíngue e membro do grupo de pesquisa e extensão LitERÊtura da UFES.
Esse painel contará com outros grandes nomes que também são integrantes da Liga e devem enriquecer muito a população que deseja conhecer mais o continente africano através do olhar de quem vive e viveu lá.
Atrações
O evento também terá grandes atrações como as Mestras de Cerimônia Elissangela Goçalves & Sandra Gomes. Além disso, a apresentação da Banda de Congo Amores da Lua e do Bloco Afro-Kizomba está confirmada. Confira a programação.
Serviço:
Dia do evento: 25/05/2024
08:30 | Abertura, com a Mestra de Cerimônia Luiza Alves;
09:00 | Painel: Africa por um olhar da diáspora brasileira com Gustavo Forde, Osvaldo Martins e André Moreira; mediação de Patrícia Isabel Tovela;
10:30 | Degustação de comida africana com pratos típicos de diversas regiões do continente;
11:00 | Painel: África por um olhar da LUA (Liga dos Universitários Africanos), com Dilson Arlindo Mutote, Evrad Deutou Ngalamou e Cesário Lino; mediação de Adriana de Oliveira;
12h30 | Intervalo para Almoço;
14:00 | Abertura das Apresentações Culturais, com as Mestras de Cerimônia Elissangela Goçalves & Sandra Gomes;
14:20 | Apresentação da Banda de Congo Amores da Lua;
15:30 | Apresentação do Bloco Afro-Kizomba;
16:20 | Performance Cultural da LUA, contando com jogos, brincadeiras africanas, quiz sobre a África valendo brindes, desfile com trajes africanos e dança e coreografia, com o Mestre de Cerimônia Santos José;
17:20 | Apresentação do Bloco Coisas de Negres.






