No dia 06 de abril, a partir das 14 horas, no Sesc Glória, acontecerá a abertura do projeto “ENCONTROS COM A CULTURA INDÍGENA”. Música, dança, pintura corporal, exposição de artes diversas, rodas de conversa sobre a cultura e o idioma, cinema.
Neste dia estarão presentes 60 indígenas das etnias Guarani e Tupinikim, de Aracruz-ES. Pra quem quer conhecer melhor a cultura indígena, esta é a oportunidade. A entrada é franca e há acessibilidade em todas as atividades.
Além disso, a festividade dos povos originários da Amazônia paraense, Munduruku e Muirapinima, pode ser vista na exposição itinerante “Juruti – Festival das Tribos”, que teve seu lançamento nesta terça-feira (02/04) no Palácio Anchieta. Alexandre Baena, fotógrafo paranaense, retrata sob suas lentes a exposição, que está circulando por todo país. Ele traz 14 fotografias em alta resolução do espetáculo apresentado ao ar livre que acontece geralmente em julho na cidade do oeste paraense.
“É uma felicidade maravilhosa que a gente está tendo aqui no Espírito Santo. Agradecer à Secult e ao Governo do Estado por realmente estar fazendo com que a gente não só se sinta em casa, mas também sinta que o movimento que essa exposição traz vai reverberar em todo o Espírito Santo. Nesse espaço que de maneira tão única nos apoiou, e que vai, com certeza, receber a população, os turistas e todos que realmente aqui vierem, vão receber não só esse convite, mas vão sentir um pouco de energia da festa do Juriti, e é o que nós trazemos nas telas”, falou o fotógrafo Alexandre Baena acerca da parceria com a Secretaria da Cultura (Secult).
Realizada pela MAB Comunicação, a exposição “Juruti – Festival das Tribos” tem o patrocínio da Prefeitura de Juruti e do Governo do Estado do Pará. A itinerância teve início em Brasília, no Senado Federal, passando pelo Rio Grande do Sul e chegando ao Espírito Santo. Na sequência, segue para Bahia, Amazonas e Pará, com exposições em Belém e Juruti.
Cronograma:
-
Projeto – Encontros com a Cultura Indígena Guarani e Tupinikim
De 06 a 27 de abril – encontros. Os horários serão divulgados de acordo com as atividades
Exposição: de 06 de abril e 28 de maio
Abertura:
06 de abril, das 14h às 18h20
14h – Abertura da exposição de arte indígena (Tupinikim e Guarani)
– Apresentação do coral Guarani da aldeia Kaagwi Porã
– Pintura corporal Guarani
15h – Apresentação da Dança dos Guerreiros Tupinikim – Teatro Virgínia Tamanini
16h – Exibição da série Reikwaapa, produzida pelo Núcleo audiovisual guarani Kaagwi Porã – (seguida de conversa com os diretores)
16h – Roda de conversa com José Sizenando: ´Nossa história Tupinikim´ – Teatro Virgínia Tamanini
17h – Exibição dos filmes do diretor Tupinikim Lorran Katuanã – Cine 2 (seguida de conversa com o diretor)
17h – Roda de conversa Aspectos da língua guarani – Território e Resistência, com Marcel Guarani (Werá Djekupe) – Teatro Virgínia Tamanini.
18h20 – Exibição do Cine Sesc – “A última floresta”. Classificação: 14 anos – Documentário/Drama ‧ 1h 14m
-
Exposição itinerante “Juruti – Festival das Tribos”
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, Centro de Vitória
Visitação: até 20 de abril
Terça à sexta-feira, das 9h às 17h.
Sábados, Domingos e Feriados, das 9h às 16h.
Como agendar visitas em grupo ao Palácio Anchieta?
Grupos podem agendar visitas pelos telefones: (27) 3636-1032 ou 3636-1035
Mais informações da exposição: (91) 98917-0788