Após o êxito dos Desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo, realizados em Vitória no último final de semana, é hora dos blocos colorirem as ruas e avenidas da capital capixaba. A grande novidade para este ano é o “Circuito da Folia”, criado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em resposta aos pedidos dos organizadores dos blocos.
O “Circuito da Folia” ocorrerá no domingo (11) e na segunda-feira (12), logo após os desfiles de blocos do Centro de Vitória. No domingo, após o término do “Puta Bloco” às 19 horas, o trio elétrico comandado por Emerson Xumbrega sairá da Praça Oito, rumo ao Sambão do Povo, onde haverá shows da Banda Movimento e do baiano André Lellis a partir das 20 horas. Já na segunda-feira, o bloco “Coisa de Negres” entrega os foliões à cantora Andrea Nery, que realizará a puxada do circuito até o Sambão, onde se apresentarão Pele Morena às 20 horas e Regional da Nair às 22 horas. Em ambos os dias, a programação está prevista para encerrar à meia-noite.
O trajeto do circuito começa às 19 horas nas proximidades da Praça Oito, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas e acessando a Avenida República, passando pelo Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane). O trio continuará pela Avenida Cleto Nunes, em frente ao Parque Moscoso, e seguirá pela Avenida Marcos de Azevedo (Rua do Hospital Santa Casa), Avenidas Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva, até chegar à Rua Pedro Nolasco, em direção ao Sambão do Povo, por volta das 20 horas.
Para garantir a segurança durante os desfiles, um Posto de Comando Integrado foi montado na Praça Costa Pereira, reunindo equipamentos de monitoramento de câmeras e operadores da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), além de servir como base de apoio para equipes atuantes, como a Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar. A cidade é monitorada por 841 câmeras, incluindo 58 na região do Centro e 49 no Sambão do Povo. O patrulhamento será reforçado, com a maior parte do efetivo da Guarda de Vitória disposta estrategicamente na cidade para realizar rondas em conjunto com a Polícia Militar.
As interdições de ruas para atender aos trajetos dos blocos foram planejadas pela Gerência de Planejamento e Operacionalização de Trânsito, visando equilibrar o fluxo de veículos com a segurança de pedestres e condutores. Também serão realizadas blitze, com foco na fiscalização de embriaguez ao volante.
A fiscalização dos blocos licenciados será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), assegurando a conformidade com as diretrizes estabelecidas nos alvarás. Ambulantes serão organizados por ordem de chegada, com prioridade para os participantes do curso de “Atendimento e Boas Práticas de Higiene” oferecido pela Sedec em parceria com o Senac.
A preocupação com o meio ambiente também está presente, com uma campanha educativa sobre o descarte correto de resíduos, fiscalização sonora para controlar ruídos e embarcações para evitar o lançamento inadequado de resíduos na baía de Vitória.
A limpeza das ruas será realizada diariamente após os eventos, incluindo a atuação do “Bloco da Limpeza” com 150 homens no Centro da cidade. Equipes da rede municipal de saúde promoverão ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e campanhas educativas de Vigilância Sanitária.
Com medidas abrangentes que visam garantir a segurança, ordem e preservação ambiental, o Carnaval de rua em Vitória promete ser um evento marcante para todos os foliões.







