3 de fevereiro de 2026
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Ciclo de oficinas fomenta arte com elementos naturais e saberes ancestrais

O projeto Cores da Mãe Terra realiza entre março e abril seu primeiro ciclo de oficinas voltadas para mulheres. A cada 15 dias serão oferecidas atividades que trarão como temas: produção de panela de barro, tingimento natural, extração de pigmentos naturais e colagem botânica. O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e recursos do Funcultura.

Continua após a publicidade

As oficinas são gratuitas e com material incluído, porém mediante seleção de participantes. As inscrições estão abertas online por meio de formulário disponível no Instagram @kaa.cuidados ou presencialmente no Centro Cultural e Artístico Babado Bar (mais informações abaixo). Cada candidata pode se inscrever para quantas oficinas desejar, sendo avisada posteriormente sobre o resultado da seleção de participantes. O projeto inclui reserva de vagas para mulheres negras, indígenas, mães solo, mulheres com deficiência, mulheres trans e moradoras da região da Grande Goiabeiras, onde acontecem as oficinas.

“O Cores da Mãe Terra tem como base os saberes e ofícios ancestrais, que nos conectam com o meio ambiente, demonstrando a importância da preservação da natureza, desses conhecimentos e dos povos e territórios”, diz Larissa Firme, organizadora das atividades, realizadas pela Kaá Cuidados da Terra.

Continua após a publicidade

As atividades terão início no dia 9 de março com a oficina Mão no Barro, conduzida por Rosinea Alvarenga, paneleira tradicional de Goiabeiras, ofício que é o primeiro patrimônio imaterial reconhecido no Brasil. Ela vai falar sobre os saberes e o modo de fazer as panelas e proporcionar uma experiência prática de modelagem e preparo de utensílios a partir do barro. No dia 23 de março, a instrutora será a designer de moda sustentável Jaqueline Padovan, com a oficina de Tingimento Natural, promovendo conhecimentos e práticas em torno das técnicas tradicionais de tingimento têxtil, explorando as possibilidades de criação artística.

Em 6 de abril, a artista Karen Pataxó vai ensinar sobre a extração de pigmentos naturais, que permite usar elementos da natureza para produzir tintas para serem aplicadas em papel, muros ou outras plataformas. Fechando o ciclo de atividades, no dia 20 de abril, a bióloga e herbalista Larissa Firme vai ministrar oficina sobre colagem botânica, ensinando sobre coleta de flores e folhas, produção de cola vegetal e criação e emolduração de obras artísticas.

“O ciclo de oficinas floresceu com o desejo de estimular e fortalecer a conexão com a natureza interior, a partir do incentivo à expressão da criatividade individual de cada uma e na interação e colaboração com outras participantes. E também uma conexão com a Natureza exterior, ao provocar o olhar atento ao ecossistema em que estamos inseridas e utilizar de elementos naturais para essas criações artísticas”, aponta Larissa Firme.

Para ela, em nossa sociedade vivemos um processo de afastamento do meio natural. O chamado “déficit de natureza” provoca vários impactos negativos, inclusive à saúde mental. Nesse caso, as vivências do projeto Cores da Mãe Terra também ganham caráter terapêutico. “Queremos unir arte, natureza e saúde para proporcionar bem-estar, integração e quem sabe até possibilitar novas fontes de renda para as participantes por meio do aprendizado das técnicas transmitidas nas atividades”, conclui.

Inscrições para o ciclo de oficinas Cores da Mãe Terra:

Oficina Mão no Barro – 09/03/24

Conversa sobre o ofício tradicional das paneleiras de Goiabeiras e elaboração de panelinhas de barro com a paneleira Rosinea Alvarenga

Oficina de Tingimento Natural – 23/03/24

Aprendizados sobre técnicas tradicionais de tingimento têxtil e possibilidades criativas dessa expressão artística com a designer de moda Jaqueline Padovan

Oficina Colorindo com a Terra – 06/04/24

Ensino sobre extração de pigmentos naturais a partir de elementos minerais e vegetais e prática de pintura com a artista pataxó PachaPinta

Oficina Colagem Botânica –  20/04/24

Experimento de coleta botânica e produção de obras artísticas a partir de elementos da natureza como folhas, flores, casacas e sementes com a bióloga e herbalista Larissa Firme

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
30ºC
Máxima
26ºC
Mínima
24ºC
HOJE
03/02 - Ter
Amanhecer
05:26 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.17 km/h

Média
27.5ºC
Máxima
31ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
04/02 - Qua
Amanhecer
05:26 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
0.48mm
Velocidade do Vento
6.93 km/h

De deuses a sarcasmo: por que Percy Jackson continua sendo meu...

Ana Morelli Nunes

Leia também