sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Coral Jovem Vale Música apresenta o concerto “Tropicália” de graça

Quais são as maneiras possíveis de ser tropicalista em 2023? Foi a partir dessa ideia que o regente Max Michel Alves dedicou-se à elaboração do conteúdo do concerto “Tropicália”, que será apresentado pelo Coral Jovem Vale Música nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

Continua após a publicidade

As entradas são gratuitas e podem ser retiradas na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.

Formado por 25 cantores de 15 a 24 anos, o Coral Jovem Vale Música vai revisitar o movimento capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, tendo como fio condutor as canções do lendário álbum “Panis et Circensis”, de 1968. O roteiro incluirá homenagens a Rita Lee, Zé Celso Martinez Corrêa e Gal Costa, ícones do movimento que faleceram nos últimos meses.

Continua após a publicidade

Entre os convidados estão a atriz Natalia Cortelette, que vai recitar poemas inspirados no Tropicalismo, além dos coristas Pedro Malta, Emyr Apolônio e Pedro Henrique Miranda.

Preparação

Para elaborar este projeto, o regente Max Michel Alves dividiu o coral em grupos de trabalho com foco nos movimentos culturais dos anos 1950 e 1960, que antecederam o Tropicalismo, incluindo literatura, cinema, moda, artes visuais e, por fim, a música. A pesquisa incluiu uma palestra do professor do curso de Música da Ufes, Marcus Neves, pautada na influência do conceito de Antropofagia Cultural do escritor Oswald de Andrade (1890-1954) sobre o movimento tropicalista.

Segundo este estudo, o Brasil “devora” elementos da cultura estrangeira para devolvê-los ao mundo à sua maneira, partindo da ideia de um país miscigenado culturalmente.

“Dentro dessa pesquisa passamos por nomes fundamentais que inspiraram a Tropicália, como o artista plástico Helio Oiticica, o cineasta Glauber Rocha, o escritor Oswald de Andrade e os poetas Augusto e Haroldo de Campos, além, é claro, da escola baiana de Caetano, Gil, Gal, Tom Zé, os poetas Capinam, Torquato Neto e Os Mutantes. Foi um processo extremamente rico para os alunos conhecerem esse movimento tão importante para a música brasileira”, comenta Max.

Proposta cênica

Em sintonia com a diversidade de linguagens da Tropicália, o espetáculo vai conciliar a música com uma proposta cênica inédita, chamada pelo regente de “protótipo” de musical, uma vez que reúne elementos de musical, ópera e concerto coral. “É um espetáculo cênico que aglutina todas essas formas, bem no estilo tropicalista de ser”, define o regente.

O repertório do álbum “Panis Et Circensis”, considerado a pedra fundamental da Tropicália, será acrescido de uma composição experimental de Igor Cowosque, ex-aluno do Vale Música, em homenagem a “Lindonéia”, uma das faixas do álbum. Entre as canções previstas estão “Parque Industrial”, de Tom Zé, “Geleia Geral”, de Gilberto Gil e Torquato Neto, e “Baby”, de Caetano Veloso.

Concerto Tropicália

  • Regência: Max Michel Alves
  • Data: 25 de outubro (quarta-feira)
  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES, 29075-910
  • Entrada: gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo
  • Participações especiais: Natalia Cortelette (poesia). Pedro Malta, Emyr Apolônio e Pedro Henrique Miranda (coro)

Banda:

Ricardo Magris (piano)
Kauan Junior (sintetizador)
Gabriel Xavier (violão e guitarra)
David Reboli (baixo)
Rafa Ferreira (bateria)
Henrique Ferreira (bateria)
Afeni Nascimento (percussão)
João Pedro Camilo (percussão)
Marcos Vinicius Camilo (percussão)

Sopros:

Ailton Junior (trompete)
Eduardo Mariano (saxofone)
Rhyan Trindade (trombone)

Cordas:

Ana Vitória Sales (violino)
Alice Patrício (violino),
Maria Júlia Euzébio (violino)
Marcely Santos (viola)
Bruna Souza (violoncelo)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:05 am
Anoitecer
06:25 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
04/01
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
29ºC
05/01
Dom
Mínima
22ºC
Máxima
24ºC
06/01
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
07/01
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

Review Linha Capilar Ekos Patauá

Leia também