A capivara Filó foi devolvida ao influenciador e tiktoker Agenor Tupinambá neste domingo (30). Ele havia entregado o animal ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) depois de ser notificado pelo órgão. Agenor também recebeu multas no valor de R$ 17 mil.
Na madrugada deste domingo (30), o juiz de plantão Márcio André Lopes Cavalcante, da 9ª Vara Cívil da Justiça Federal do Amazonas, determinou, em uma liminar, que o influenciador ficasse com a guarda provisória do bicho.
De acordo com a decisão, o argumento usado pelo Ibama, de que animal silvestre era criado como bicho de estimação “é fruto de um profundo desconhecimento da realidade do interior do Amazonas e de um choque cultural”.
Desde sábado (29), populares se reuniam em frente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, pedindo que o bicho fosse liberado.
🚨VEJA: Populares comemoram na frente do IBAMA a decisão da Justiça de devolver a capivara Filó ao Agenor. pic.twitter.com/LyKBVUr8XO
— CHOQUEI (@choquei) April 29, 2023
O reencontro com Filó foi postado nos stories da deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM), que acompanha o caso em defesa do influenciador.
VENCEMOS!!!
Depois de muita luta conseguimos retirar a filó do IBAMA!!! 😭❤️
Foto: Matheus Ponce pic.twitter.com/3kiGxA2DLU
— Joana Darc (@joanadarc_am) April 30, 2023