Com o avanço das diversas tecnologias surgiram os jogos eletrônicos, entre eles os de computador, console e celular que foram ainda mais propagados com o avanço da internet. Os jogos eletrônicos se tornaram parte do nosso dia a dia e isso é uma fato que não pode ser negado.
Claro que é importante ter um cuidado sobre o excesso dos jogos em nossa vida, mas, existem coisas positivas que podem ser extraídas do hábito de jogar os jogos eletrônicos, uma delas é a alegria.
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford mostrou e comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um aliado contra a depressão e a ansiedade. De acordo com o estudo, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.
No período de isolamento social os jogos eletrônicos tiveram um papel importante contra o tédio e a ansiedade. Uma pesquisa feita em 2021 pelo grupo Xbox Research Community Feedback Program, mostrou que 84% dos entrevistados concordaram que os jogos eletrônicos tiveram um efeito positivo na sua saúde mental durante o período mais complicado da pandemia.
COMO OS JOGOS PODEM AJUDAR NA LUTA CONTRA A DEPRESSÃO?
Em alguns casos de depressão é possível notar alterações químicas no cérebro, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção a dopamina. Vale ressaltar que o estresse também pode causar a depressão.
Explicando melhor sobre os neurotransmissores, a serotonina é um dos mais importantes para nosso cérebro pois regula nosso humor, regula o ciclo do sono, apetite, memória, direta ou indiretamente. A dopamina é produzida em locais específicos do cérebro, como dizem “está presente no local que controla as emoções”.
Os jogos eletrônicos pode ajudar estimulando na produção de dopamina e serotonina, no momento em que jogo traz para nós jogadores diversão, lazer e relaxamento e até mesmo quando, como jogador nos sentimos no lugar do personagem, principal quando entendemos a mensagem do jogo, veja alguns exemplos:
Life is Strange (2015):
Esse os coloca no controle de Max Caufield que é a protagonista. Que retornando para sua cidade natal para estudar fotografia, acaba descobrindo que possui um poder de voltar no tempo e alterar os acontecimentos do passado. Com uma história linda e super encantadora que comove e cativa a grande maioria dos jogadores. O jogo aborda temáticas como divisão social, suicídio, depressão e bullying que é mostrado durante o jogo.
Celeste (2018):
Este se tornou um grande sucesso com a mensagem que passa para seu público com várias figuras de linguagem na sua jogabilidade. Em Celeste você precisa ajudar Madeline a chegar até o topo da montanha que se chama Celeste, ao mesmo tempo que precisa enfrentar monstros, que são seus monstros internos. Nesta jornada o jogo mostra a luta diária de uma pessoa com depressão e ansiedade, fazendo com que o jogador desenvolva uma relação emocional com a Madeline que é a protagonista.
E isso não é tudo, hoje, os jogos eletrônicos tem sido uma ferramenta importante nas escolas. Os jogos podem desenvolver nas crianças e adolescentes várias habilidades. Alguns são criados especificamente para a educação, desenvolvidos por programadores em parceria com professores, pedagogos e psicólogos. Os jogos eletrônicos podem ser usados na educação para auxiliar na aprendizagem das disciplinas: história, matemática, inglês e até mesmo na alfabetização das crianças.
O LIMITE ENTRE A APRENDIZAGEM E O VÍCIO
O vício em jogos eletrônicos é um problema que existe como outros diversos, porém, ele só é percebido quando o jogo é colocado como prioridade em sua vida, deixando de lado ou trocando as atividades como exemplo sair em família, estudar, praticar um esporte, entre outras, ou seja quando o aprendizado e a diversão acabam ficando de lado por conta do vício. Assim, é importante ficar atento para saber se o jogo se tornou um vício.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS JOGOS EM NOSSA VIDA?
1. MELHORIA NAS HABILIDADES DE MULTITAREFA:
Existem jogos que que exigem essa função do jogador. Por exemplo, quando o jogo dá como tarefa encontrar itens enquanto o jogador luta contra monstros ou oponentes, ele exige do jogador atenção aos mínimos detalhes enquanto ele executa com rapidez outra tarefa.
2. MELHORA DA MEMÓRIA, CONCENTRAÇÃO E VELOCIDADE DO CÉREBRO
Alguns jogos exigem o uso da habilidade de elaborar estratégia e resolução de problemas, que em muitos casos precisam ser resolvidos de maneira quase que imediata para garantir a vitória, exigindo do jogador que ele absorva e lembre-se do máximo de informações possíveis.
Jogar esse tipo de jogo pode ajudar a melhorar a memória e também exercitar o cérebro, fazendo com que o jogador processe informações mais rapidamente. Além disso, estimula a imaginação dos jogadores, construindo sua perseverança para atingir um ou vários objetivos, ajudando a manter o foco em determinadas atividades.
3. DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O FUTURO PROFISSIONAL
Aqui um adendo aos jogos multiplayer online, os mais complexos ensinam os jogadores a serem mais estratégicos e analíticos tendo que avaliar riscos e recompensas para ganhar ou ter vantagem sobre o inimigo. Esses jogos também exigem que os jogadores reajam de maneira rápida a mudanças. São situações que beneficiam pois estimulam habilidades podem ser utilizadas na vida real, por exemplo em um trabalho que exija solucionar problemas através de pensamentos estratégicos e habilidades analíticas.
CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS SOCIAIS
UMA MANEIRA DE ENTENDER CULTURA E PERSPECTIVAS
Os jogos oferecem uma maneira diferente de se conectar com pessoas de todo o mundo e isso é uma ótima maneira de aprender sobre diferentes perspectivas, culturas e até mesmo praticar outras línguas.
JOGOS EM GRUPOS
Através dos jogos multiplayer é possível ter momentos em família ou amigos, seja usando aplicativos de celular, computador ou consoles. Esses jogos podem, e ajudam a nutrir relacionamentos sociais.
TRABALHO EM EQUIPE E FORTALECIMENTO DA CONFIANÇA
Os jogos multiplayer permitem que o jogador assuma várias funções, como trabalhar com outras pessoas ou gerenciar equipes para ganhar. Essa experiência é uma boa maneira de aprender uns com outros e aumentar a confiança
DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO MUNDO VIRTUAL
Diferente do que as pessoas falam sobre os jogos online, que separa as pessoas do mundo as tornando anti-sociais e isoladas, os jogos online estimulam e às vezes exigem o trabalho de cooperação em grupo e comunicação entre elas.
Como por exemplo, no jogo World of Warcraft, aonde existe Guilda. Esse é um jogo em grupo onde pessoas com o mesmo interesse ou coisas em comuns podem, através de plataformas de comunicação, se juntar para conversar e interagir,.
O jogo pode também ser jogado por pessoas aleatórias, podendo variar de 5 a 30 pessoas simultaneamente, de diferentes lugares do mundo.
O QUE PODEMOS CONCLUIR?
Que os jogos eletrônicos fazem sim parte da vida das pessoas e podem trazer várias contribuições na construção social, na formação e na saúde, com importância no campo intelectual e cognitivo. E também que os jogos eletrônicos ocupam um lugar que não pode ser ignorado, pelo contrário, podem ser utilizados a fim de que, suas vantagens sejam exploradas na vida das pessoas.
Para mais notícias e artigos sobre a cultura Nerd e Geek acompanhe O Capixaba.