Várias mulheres que se alistam no Exército Brasileiro para o serviço militar inicial, de forma voluntária, estão desinformadas sobre as limitações que enfrentam em comparação às que ingressam na Marinha do Brasil, onde elas podem seguir carreira como soldado fuzileiro naval ou marinheiro. No Exército, as regras estabelecidas para o alistamento feminino indicam que o tempo de serviço é restrito.
As militares que ingressam pelo serviço militar inicial têm um limite de 96 meses de engajamento nas Forças Armadas. Durante esse período, podem alcançar as promoções a cabo e até sargentos temporários, dependendo das necessidades do Exército, mas não é possível para elas ascenderem à graduação de suboficial ou ao oficialato.
Escolha dos que galgarão a graduação de cabo
O Exército Brasileiro realiza uma seleção criteriosa entre os soldados do serviço militar inicial engajados para a designação a cursos de formação de cabo (CFC). As exigências para essa seleção estão documentadas na portaria DGP/C Ex Nº 407, de 25 de julho de 2022.
De acordo com a portaria, a seleção para o CFC é feita entre os soldados recrutas e engajados, com oportunidades para reengajados, baixo critério dos respectivos Comandantes Militares de Área. Os candidatos devem estar, no ano da realização do CFC, prestando o terceiro ou quarto ano de serviço militar.
Os atributos mais valorizados entre os militares selecionados para o curso de cabo incluem:
– Autoconfiança
– Cooperação
– Coragem
– Disciplina
– Equilíbrio emocional
– Entusiasmo profissional
– Iniciativa
– Persistência
– Responsabilidade
A oportunidade de ingresso por concurso público
As mulheres que desejam prosseguir suas carreiras no Exército Brasileiro, na Marinha do Brasil ou na Força Aérea como sargentos ou oficiais devem buscar ingressar por meio dos concursos públicos oferecidos anualmente pelas Forças Armadas. Todas as candidatas, independentemente de serem ou não militares, concorrem em igualdade de condições.
Os concursos mais procurados por aqueles que prestaram o serviço militar inicial no Exército como soldados incluem o concurso para a Escola de Sargentos das Armas, para a Escola de Especialistas da Aeronáutica e para as Escolas de Aprendizes Marinheiro.