A Secretaria da Justiça (Sejus) vai realizar concurso público para o cargo de inspetor penitenciário. Ao todo, são 600 vagas para unidades prisionais nos municípios da Grande Vitória, Noroeste, Norte e Sul do Estado.
As inscrições podem ser feitas no período de 25 de julho a 24 de agosto, por meio do site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE).
O edital foi publicado nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado. Podem participar candidatos dos sexos masculino e feminino, com idade mínima de 18 anos e Ensino Médio completo. Também é pré-requisito ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B”, “C”, “D” ou “E”. A remuneração do cargo é de R$ 3.862,91 mais auxílio-alimentação no valor de 600 reais, com carga horária de 40 horas semanais.
Das 600 vagas, o certame contará com 420 oportunidades destinadas para ampla concorrência, 60 para pessoas com deficiência, 102 para negros e 18 para índios.
O concurso vai ser composto por sete etapas: prova objetiva, redação, exame de aptidão física, exame psicotécnico, exame de saúde, heteroidentificação, investigação social e curso de formação. Todas de caráter eliminatório.
Atribuições do cargo
Entre as atribuições do cargo de inspetor penitenciário estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas as pessoas privadas de liberdade.