Alunos de uma universidade em Valparaíso, no Chile, criaram uma plataforma de realidade virtual que permite a até 20 usuários fazer visitas técnicas com segurança a partir de qualquer ponto do mundo.
Inspeção imersiva de obras
O software possibilita inspeções imersivas em obras de engenharia civil, incluindo pontes, minas, túneis e outras infraestruturas consideradas críticas.
Conforme a desenvolvedora do projeto, Sofía Montecinos, a plataforma foi projetada para apoiar engenheiros nas fases de construção, operação e manutenção de obras de infraestrutura civil.
Idiomas e edição de elementos
Ela explicou que as instruções em texto e áudio estão disponíveis em espanhol, inglês e português, e que também é possível alterar componentes do modelo: por exemplo, uma placa de conexão enferrujada pode ser removida e substituída.
Montecinos acrescentou que os participantes podem interagir por meio de avatares e têm a opção de salvar dados para, posteriormente, comparar o estado das obras.
Característica multiusuário e reconstrução do terreno
Especialistas destacam que já existem aplicativos para visitar modelos digitais de infraestrutura, mas a inovação da solução chilena está em ser multiusuário e em combinar modelos 3D com a reconstrução do terreno real, oferecendo uma experiência de realidade híbrida.
Impacto ambiental e papel de apoio
O aplicativo também contribui para a preservação ambiental ao reduzir a necessidade de deslocamentos de engenheiros até os locais de obra. A desenvolvedora ressaltou que o sistema não substituirá o trabalho humano, funcionando como ferramenta de apoio para reforçar a segurança das inspeções.








