O presidente interino de Mianmar, Min Aung Hlaing, encontrou-se com o presidente russo Vladimir Putin no Palácio do Kremlin para avaliar novas possibilidades de cooperação bilateral, conforme divulgado pelo site oficial do presidente da Rússia.
Putin recebeu o líder, que veio a Moscou em visita oficial, e salientou que os vínculos entre os dois países vêm se fortalecendo continuamente desde o estabelecimento das relações diplomáticas, há mais de sete décadas.
Progresso na implementação de acordos
“Durante a visita de março foi assinado um conjunto de documentos, e ambos os governos estão atuando de forma ativa para executar os entendimentos. Hoje existe a oportunidade de confrontar observações e avaliar o avanço em todas essas áreas.”
Vladimir Putin
Presidente da Rússia
Hlaing, por sua vez, realçou a disposição do país em aprofundar a cooperação, ampliando sua presença consular no território russo.
“A Embaixada de Mianmar em Moscou foi criada para fomentar relações mais estreitas entre nossas nações. Além disso, foram estabelecidos consulados-gerais em São Petersburgo e Novosibirsk. Informo também os planos de abrir em breve um consulado-geral em Vladivostok.”
Min Aung Hlaing
Presidente interino de Mianmar
Temas discutidos e áreas de cooperação
Foram tratadas diversas questões, como energia nuclear para fins pacíficos, investimentos, agricultura, educação, saúde e produção farmacêutica. Ambos os líderes também destacaram o potencial de iniciativas conjuntas para impulsionar a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento sustentável.
A reunião contou com a participação de altos representantes russos, entre eles assessores presidenciais, ministros do governo e o governador do Banco Central.








