5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Atores do BRICS+ discutem o teatro com Anna Ardova em Moscou

No Centro de Mídia Cultural e Informativo do BRICS+, em Moscou, realizou-se um encontro criativo entre jovens atores dos países-membros e a artista homenageada da Rússia, Anna Ardova.

Continua após a publicidade

Compartilhamento de carreira e práticas teatrais

Durante a atividade, Ardova transmitiu sua ampla experiência profissional a colegas da Argentina, Brasil, Índia, China, Cuba, Mauritânia, Tunísia, África do Sul e outras nações. Relatou desde a formação no Instituto Russo de Artes Teatrais (GITIS) até a atuação e a direção artística no Teatro Acadêmico de Moscou Maiakovski, além de apresentar tendências e práticas recentes da escola teatral russa.

A atriz ressaltou que artistas, assim como matemáticos, possuem singularidades e caminhos próprios, sublinhando a importância de que os jovens reconheçam a existência de dúvidas e dificuldades, que, no entanto, podem ser superadas com humor, trabalho, esforço e persistência.

Continua após a publicidade

Os participantes do programa de estágio dividiram suas impressões do encontro em entrevistas exclusivas à TV BRICS.

Intercâmbio intercultural

Para muitos inscritos, o diálogo representou uma oportunidade relevante de intercâmbio profissional entre culturas, conforme destacou o ator indiano Abhinav Banerjee.

Ele observou que o contato com artistas russos, conhecidos por entregarem a alma à interpretação, auxilia na compreensão das melhores práticas teatrais globais, contribui para o desenvolvimento artístico dos participantes e proporciona uma experiência que pretendem levar adiante.

O ator brasileiro Felipe Rodrigues Carvalho também evidenciou a dimensão universal da profissão de ator, que ultrapassa barreiras culturais.

Carvalho enfatizou que, por serem humanos, todos vivenciam dor e alegria, e que é enriquecedor aprender com representantes de outras culturas; destacou, ainda, a importância de conhecer pessoas assim, apesar das diferenças.

O evento fez parte de uma plataforma voltada à formação e ao desenvolvimento de uma agenda humanitária internacional e à unificação das comunidades de especialistas dos países do BRICS+ nas áreas da cultura, arte, ciência, educação, política de juventude e esporte.

As principais iniciativas promovidas pelo Centro de Mídia recebem cobertura em diversos países por intermédio da TV BRICS.

O centro de mídia realiza regularmente apresentações de literatura contemporânea dos países do BRICS+, traduções de clássicos russos para línguas estrangeiras, sessões e debates com especialistas e pesquisadores culturais dos Estados-membros e parceiros do BRICS+, encontros criativos com escritores e tradutores e exibições de filmes de diretores desses países.

Por exemplo, a plataforma já promoveu a apresentação de uma exposição chinesa dos Museus do Kremlin de Moscou, a discussão de um romance da escritora brasileira Maria Valéria Rezende, um evento criativo com os compositores Zuo Zhenguang e Semion Glikman, leituras poéticas e a apresentação da flautista turca Sefika Kutluer.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também