No mês de abril, as vendas de automóveis novos na União Europeia registraram um leve crescimento de 1,3%, totalizando 925.359 veículos comercializados. A informação foi divulgada pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).
Desempenho do mercado nos primeiros meses
Embora abril tenha mostrado um aumento, de janeiro a abril de 2025, as vendas de veículos de passageiros caíram 1,2% em comparação com o mesmo período de 2024, com 3.640.211 unidades vendidas. Entretanto, as vendas de carros 100% elétricos cresceram 26,4%, alcançando 558.262 unidades e representando 15,3% da participação total de mercado na UE.
Crescimento dos elétricos
Três dos quatro maiores mercados da UE lideraram esse aumento, responsáveis por 63% dos registros de carros elétricos. A Alemanha teve um destaque positivo com um aumento de 42,8%, seguida pela Bélgica com 31,3% e a Holanda com 6,4%. Em contrapartida, a França registrou uma queda de 4,4%, apesar de uma recuperação em abril.
A diretora-geral da ACEA, Sigrid de Vries, comentou que as vendas de veículos elétricos estão ganhando espaço lentamente, mas o crescimento continua desigual entre os países da UE.
Avanços em veículos híbridos
Os dados também mostram um aumento de 20,8% nos registros de carros híbridos elétricos nos primeiros quatro meses de 2025, com 1.285.486 unidades vendidas. Esse crescimento foi impulsionado pelos principais mercados: França (+44,9%), Espanha (+35,8%), Itália (+15%) e Alemanha (+11%), resultando em uma participação de mercado de 35,3%.
Registros de carros híbridos plug-in aumentaram 7,8% em abril, totalizando 287.850 unidades. Os principais mercados que contribuíram para esse aumento foram a Alemanha (+46,6%) e a Espanha (+42,8%). Essa categoria agora representa 7,9% do total de novos registros na UE, em comparação com 7,2% em abril de 2024.
Mudanças nas vendas de veículos tradicionais
As vendas de automóveis a gasolina, em contrapartida, caíram 20,6% em abril, com a França liderando as quedas (35,2%), seguida pela Alemanha (26,6%), Itália (14,4%) e Espanha (12,7%). A participação de mercado dos veículos a gasolina caiu para 28,6%, em comparação com 35,6% no mesmo período do ano anterior.
Da mesma forma, o mercado de veículos a diesel registrou uma queda de 26,4%, com uma participação de 9,6% até abril de 2025. As reduções de duas cifras foram observadas na maioria dos mercados da UE, evidenciando uma tendência significativa de mudança no setor automotivo da região.