Os participantes do mercado financeiro devem ficar atentos aos discursos dos diretores do Banco Central (BC) nesta quinta-feira. Outros destaques incluem um leilão de títulos prefixados e, no contexto internacional, a divulgação de dados relevantes dos Estados Unidos, como os pedidos de seguro-desemprego e as encomendas de bens duráveis.
Principais Destaques do Dia
FGV divulga IPC-S da terceira quadrissemana de abril – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV) revela, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S). Para a segunda quadrissemana de abril de 2025, o IPC-S registrou alta de 0,49%, com um acumulado de 4,46% nos últimos 12 meses.
FGV anuncia Sondagem do Consumidor de abril – Também às 8h, o IBRE-FGV divulga a Sondagem de Expectativas do Consumidor. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresenta um aumento de 0,7 ponto, alcançando 84,3 pontos, após três quedas consecutivas.
FGV informa Expectativa de Inflação dos Consumidores de abril – O indicador referente à expectativa de inflação para abril será anunciado pelo IBRE-FGV às 8h. Em março, as expectativas indicavam uma inflação acumulada de 6,60% nos últimos 12 meses.
Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F – Às 11h, a Secretaria do Tesouro Nacional executa um leilão de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F), cujos vencimentos variam entre 2026 e 2035.
BC efetua leilões de swap cambial – O Banco Central inicia a rolagem de contratos de swap cambial que vencem em 2 de junho de 2025, totalizando US$ 18,4 bilhões. As operações terão leilões diários para a renovação do estoque.
Dados Importantes dos EUA
EUA divulgam encomendas de bens duráveis de março – O Departamento do Comércio dos EUA publica o resultado das encomendas de bens duráveis às 9h30 (horário de Brasília). A expectativa é de uma alta de 2%, tendo como referência a leitura anterior de 0,9%.
Fed de Chicago apresenta Índice de Atividade Nacional de março – Às 9h30, o Federal Reserve de Chicago divulga seu índice, que anteriormente registrou 0,18 ponto, com previsão de uma leve redução para +0,11.
EUA mostram pedidos iniciais de seguro-desemprego – Também às 9h30, o Departamento de Trabalho informa o número de novos pedidos de seguro-desemprego da semana até 19 de abril. A expectativa é de 221 mil novos pedidos, comparado a 215 mil na semana anterior.
NAR expõe vendas de casas usadas nos EUA em março – A Associação Nacional das Corretoras (NAR) revela dados da venda de imóveis residenciais usados, com as expectativas apontando uma redução em relação ao mês anterior.
Fed de Kansas City anuncia índice de manufatura de abril – O Federal Reserve de Kansas City publica o índice do setor manufatureiro às 12h, com expectativas indicando uma redução.
Tesouro dos EUA realiza leilão de T-notes de 7 anos – O leilão na parte da tarde, às 14h, trará resultados importantes para o mercado.
Agenda do Banco Central no Brasil
Os diretores do BC, Gilneu Vivan e Renato Gomes, participam de uma coletiva de imprensa sobre prioridades regulatórias às 10h. Vivan também terá reuniões com a diretoria da Acrefi e com representantes da B3 ao longo da manhã.
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, está encerrando compromissos em Washington, incluindo reuniões com líderes financeiros globais. O diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, participa de audiências com investidores e com outros economistas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da reunião ordinária do Conselho Monetário Nacional às 15h.
Esses eventos refletem a intensa atividade no setor financeiro, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, com muitos indicadores e discursos que podem influenciar a economia e os mercados.