O peixe-remo, frequentemente associado a maus presságios, foi novamente avistado nas costas de Encinitas, na Califórnia, marcando o terceiro registro no estado nos últimos três meses e o 22º no último século.
O espécime de 2,7 metros foi encontrado em 6 de novembro por Alison Laferrier, do Instituto de Oceanografia Scripps. Após a descoberta, o peixe foi recuperado e transportado para o Centro de Ciências Pesqueiras do Sudoeste, onde amostras foram coletadas para estudos futuros.
Esse peixe raro, que habita águas profundas, é conhecido por sua associação à mitologia japonesa, que vê sua aparição como um sinal de terremotos iminentes. No entanto, estudos recentes não encontraram evidências de correlação entre avistamentos e terremotos.
O primeiro avistamento de 2024 ocorreu em agosto, quando um peixe-remo de 3,6 metros foi encontrado na costa de La Jolla Cove. Outro foi registrado em setembro em Huntington Beach, mas estava em avançado estado de decomposição.
Cientistas estão aproveitando essas descobertas para estudar melhor a biologia e genética do peixe-remo, uma espécie misteriosa que vive a até 900 metros de profundidade.