Um dos principais representantes da música folk no Espírito Santo, o cantor e compositor Sandrera sempre reconheceu Zé Geraldo como uma referência para a sua criação musical. Agora, com 25 anos de carreira, o músico capixaba tem a oportunidade de contar com a participação do artista mineiro no videoclipe de sua canção “Lugar ao Som”, que será disponibilizado nesta terça-feira (26/03), às 20h, em seu canal no YouTube.
No mesmo dia, às 20h, Sandrera vai promover uma exibição coletiva do vídeo, seguida de roda de conversa sobre os bastidores da produção, no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória.
“Lugar ao Som” narra a história de um cantor e compositor que plantou sonhos e canções para semear sua música em busca do reconhecimento como artista. Nos versos poéticos de Sandrera, a ficção se encontra com a realidade na medida em que a letra se relaciona com o ofício de muitos compositores que buscam um lugar ao sol através da sua arte.
“É um tipo de canção que, de certa forma, representa a vida do músico, dos artistas independentes, que todos os dias lutam pelos seus sonhos, à procura de um espaço nos palcos e resistindo às dificuldades encontradas no ofício de viver da música independente”, comenta Sandrera.
A admiração do artista capixaba por Zé Geraldo vem de longa data. O compositor de “Milho aos pombos” é uma de suas principais influências, juntamente com Bob Dylan, Belchior e Raul Seixas. Sandrera frequenta os shows do músico mineiro no Espírito Santo desde a adolescência. “Foi o primeiro show que assisti, na antiga casa Varandas, acompanhado pelo guitarrista Aroldo Santa Rosa, ex-integrante da Casa das Máquinas. Eu olhava e via o ídolo que escutava no vinil, cantando versos lindos e fazendo os mesmo s acordes que eu fazia em casa. Eu ali, com meus 17 ou 18 anos. Foi muito emblemático para mim”, rebobina o músico capixaba.
Muitos momentos marcantes viriam em seguida. Um deles ocorreu na apresentação de Zé Geraldo em sua cidade natal, Rodeiro (MG), por volta de 1995, que Sandrera fez questão de acompanhar presencialmente. “Lembro-me dele olhando para mim com o violão na mão e perguntando: ‘É você o violeiro da moçada?’, diverte-se Sandrera.
Surgia ali um encontro cercado por afinidades musicais. O convite para o trabalho em parceria surgiu em 2022, por ocasião do show de Zé Geraldo no Festival Nacional da Viola, no sítio histórico de Itapina, em Colatina. O cantor mineiro já havia apreciado a canção “Coração Afoito”, gravada por Sandrera em seu primeiro álbum, “Prateleira” (2018), e não só aceitou fazer o dueto com o cantor capixaba em “Lugar ao Som” como também concordou em participar do videocli pe.
Locações
Dirigido por Philipe Grillo, o videoclipe de “Lugar ao Som” teve locações em Vitória, no Palácio da Cultura Sônia Cabral e no Centro Cultural Sesc Glória; e em Domingos Martins, durante a participação de Zé Geraldo no show de Sandrera, no tradicional Festival de Inverno da cidade. O vídeo mostra a dupla interagindo no palco e em cenas externas, dentro da estética do rock rural que caracteriza o trabalho de ambos.
Em termos estilísticos, “Lugar ao Som” está em sintonia com a vertente folk rock de Sandrera, com arranjo repleto de cordas, violinos, guitarra, steel guitar, ritmo cadenciado e a melodia arredondada, que explode em um refrão envolvente, no melhor estilo gospel dos cantores negros da gravadora Motown.
A faixa é uma das oito canções do novo álbum de Sandrera, “Quase Hippie”, que será lançado no próximo dia 05 de abril nas plataformas digitais. “É um álbum que surge com temas que floresceram em 1968, e que permanecem urgentes e extremamente atuais: amor, paz, sonhos, empatia, respeito aos semelhantes e às suas filosofias de vida, independentemente de suas crenças religiosas e orientações sexuais”, adianta Sandrera.
- CONFIRA:
“Lugar ao Som”, novo videoclipe de Sandrera
Participação especial: Zé Geraldo
Direção: Philipe Grillo
Lançamento: 26 de março (terça-feira)
Com exibição coletiva e roda de conversa com o artista
Local: Espaço Thelema – R. Graciano Neves, 90, Centro, Vitória (ES), 29.015-330
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Onde assistir: a partir das 20h, no canal de Sandrera no YouTube
https://www.youtube.com/c/SANDRERA