28 de maio de 2025
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Desentendimento entre sindicato e consórcio pode atrasar ainda mais obras na Terceira Ponte; entenda

Após uma paralisação de dois dias, os trabalhadores que realizam as intervenções de ampliação das faixas da Terceira Ponte retornaram ao trabalho nesta quarta-feira (07). Uma reunião entre o consórcio responsável pela obra e o sindicato que representa os operários está prevista para acontecer na próxima terça-feira (13). No entanto, caso não haja um entendimento entre as partes, uma nova paralisação pode ocorrer, o que atrasaria ainda mais a entrega da obra.

Continua após a publicidade

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Manutenção, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem (Sintraconst/ES), na reunião será apresentado o posicionamento dos trabalhadores em relação à forma como deve ser classificada a obra e as garantias trabalhistas para o setor.

Leia também: Obras de ampliação da Terceira Ponte atrasam e motoristas exercitam a paciência no trânsito

Continua após a publicidade

Em entrevista ao MovNews, o secretário de Finanças do sindicato, Miguel Júnior, explica que a reivindicação dos trabalhadores está relacionada às remunerações devidas aos operários. “Para nós, ‘construção pesada’ são as empresas que realizam terraplanagem, pavimentação e asfalto. As que fazem montagem estrutural, como ocorre na Terceira Ponte, é construção civil”, afirma o representante.

“Os benefícios e salários dos trabalhadores da construção civil são superiores ao da construção pesada. (O setor da) construção pesada ficou quase 30 anos debaixo de um sindicato que era facilitado pelas empresas. Em 2012 que nós assumimos a categoria e de lá para cá a gente tenta equiparar as duas convenções e não temos tido êxito. Vamos continuar tentando”, relata o sindicalista.

Imagem: Júnior Costa/MovNews

Consórcio reforça entendimento

Procurado pela reportagem do MovNews, o diretor do Consórcio Ferreira Guedes Metalvix, José Emílio Brandão, reforçou que seguirá o “entendimento previsto em legislação”. Questionado sobre o que a lei define, o representante afirmou que a obra é definida como construção pesada.

“O que determina que uma construção é leve ou pesada é o objeto do contrato e o CNAE. Isso é legislação federal. Não se consegue trocar a classificação de um empreendimento por desejo próprio do sindicato ou de quem quer que seja. É importante que se conheça a situação, pois não basta desejarmos uma troca ou mudança via sindicato”, disse Brandão.

Questionado sobre qual a tendência para a negociação da próxima terça-feira, o representante do consórcio afirmou que tentará buscar um acordo com os representantes do sindicato, mas manterá a posição acordada anteriormente em relação à convenção coletiva.

“Um acordo já existe. Nós estamos cumprindo um acordo, que é a convenção coletiva. O que estamos fazendo (agora) é um esclarecimento para que não haja dúvidas sobre o que diz a convenção”, diz.

“A gente pretende continuar atendendo a convenção e avaliando as possíveis solicitações. É o nosso papel sempre ouvir o sindicato e avaliar o atendimento de todo o tipo de demanda. Mas sempre tendo como norte o cumprimento da convenção em vigor”, afirma brandão.

Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, sobre avenida da Capital – Foto: Hélio Filho/Secom/Governo do ES

Resposta do sindicato

O MovNews voltou a procurar o representante do sindicato para um retorno a respeito da posição do consórcio em relação às negociações previstas para a próxima semana. Em resposta, o secretário de Finanças Miguel Júnior, que está à frente das conversas, disse que está disposto a negociar, mas poderá retornar as mobilizações caso não se chegue em um entendimento.

“Eu não tenho problema nenhum em sentar e conversar. O acordo que eles proporem, vou levar para a assembleia e eles definirão. Se o que eles proporem e a assembleia definir que está aprovado, está valendo. Caso contrário, o movimento pode voltar na semana que vem”, afirma Júnior.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:08 am
Anoitecer
05:08 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h
29/05
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
30/05
Sex
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
31/05
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
01/06
Dom
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Cristiane Martins

Maio: entre mães invisíveis e lutas silenciadas

Leia também