quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Fundo agrícola da ONU reflete adesão da Ucrânia e volta a investir na Somália

Segundo a agência da ONU, Chefes de Estado, representantes de governos e áreas de desenvolvimento se reúnem com jovens, líderes indígenas e ativistas pelo clima até esta quarta-feira em Roma no Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad.

Continua após a publicidade

A agência da ONU diz que o evento, que acontece na capital da Itália, procura  formas para acelerar o combate ao aumento sem precedentes da fome e da crise alimentar.

Pedido de adesão da Ucrânia ao Fida

A reunião deve anunciar uma decisão sobre o pedido de adesão da Ucrânia ao Ifad e mobilizar fundos para os mais pobres e carentes junto aos Estados-membros.

Continua após a publicidade

Evento na capital da Itália procura formas para acelerar o combate ao aumento sem precedentes da fome

A agência da ONU decidiu retomar os investimentos diretos na Somália, país atingido por uma das piores secas em décadas.

Itália, Alemanha, Bélgica e Suécia apoiaram a liquidação da dívida.

O presidente do Ifad, Álvaro Lario, prometeu auxílio substancial à nação africana em meio à seca histórica que leva milhões de pessoas à insegurança alimentar aguda. Ele disse que a crise exige soluções de longo prazo na forma de desenvolvimento rural.

Lario lembrou que não há chuvas há cinco estações consecutivas. Uma situação que vem arrasando vidas e a capacidade de enfrentar o problema. O quadro é agravado por conflitos, choques climáticos, nuvens de gafanhotos do deserto e altos preços de alimentos, combustíveis e fertilizantes.

Resiliência e prosperidade

O chefe da agência da ONU apelou ao mundo que forneça assistência humanitária para salvar vidas de imediato, mas considerou igualmente importante a criação de bases para garantir um futuro melhor.

Agência decidiu retomar os investimentos diretos na Somália

Agência decidiu retomar os investimentos diretos na Somália

Cerca de 8,3 milhões de somalis precisam de ajuda humanitária. A decisão de retomar financiamentos ao país permitirá “voltar a investir na melhoria das condições de vida nas áreas rurais e promover resiliência e prosperidade da população”.

O líder do Ifad disse a jornalistas ao lado do presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, que a anulação da dívida é uma oportunidade de alcançar maior segurança alimentar investindo de forma muito seletiva nas prioridades do país.

Fundo verde para o clima

Desde terça-feira, o evento conta ainda com a participação da conselheira especial do secretário-geral para a África, Cristina Duarte, o diretor-geral da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, Qu Dongyu e o diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos, PMA, David Beasley.

Além do presidente da Somália, participa a  primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e o ministro da Economia e Finanças da Itália, Giancarlo Giorgetti.

Entre as celebridades ligadas à causa destacam-se a embaixadora da Boa Vontade para o Ifad, Sabrina Elba, e a campeã juvenil do Fundo Verde para o Clima, Elizabeth Wathuti.

Leia também: ONU anuncia envio de equipes para ajudar a Turquia e a Síria

Via: https://news.un.org/feed/view/pt/story/2023/02/1809852

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:13 am
Anoitecer
06:27 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.68 km/h
16/01
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
17/01
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
18/01
Sáb
Mínima
23ºC
Máxima
29ºC
19/01
Dom
Mínima
23ºC
Máxima
30ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

Autoestima e recorte racial

Leia também