O secretário-geral António Guterres discursa, nesta quarta-feira, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, com foco especial no Estado do Mundo.
As Nações Unidas revelaram que em sua avaliação global, o chefe da ONU ressaltará a necessidade de mais cooperação internacional em meio a divisões em temas como clima, alívio da dívida e saúde.
Líderes políticos e executivos
Em Nova Iorque, o porta-voz de Guterres, Farhan Haq, disse que a mensagem a ser dada aos governos e ao setor privado no evento é que estes sejam capazes de criar caminhos para uma maior cooperação num mundo fragmentado.
Na cidade suíça, o chefe da ONU tem reuniões bilaterais com líderes políticos, executivos e representantes organizações internacionais.
Os mentores do evento esperam 52 chefes de Estado e de governo em Davos até sexta-feira. A previsão é que a reunião junte 600 representantes executivos. As questões em discussão incluem efeitos de guerras e conflitos, pressões econômicas e mudanças climáticas.
Parceiros globais
Participam ainda lideranças de agências como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e o Programa Alimentar Mundial, PMA.
Chefes do Fundos da ONU para a Infância, do Fundo para a População e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura também estão presentes na reunião.
Por mais de 50 anos, o Fórum Econômico Mundial, faz interagir parceiros globais na cidade suíça aspirando gerar impacto para melhor o estado do mundo.
Via: https://news.un.org/feed/view/pt/story/2023/01/1808277