As praias capixabas são destinos de muitos turistas, mas além delas, pedras gigantes também chamam a atenção de quem cruza as rodovias do Espírito Santo. Esses locais são repletos de belezas naturais e o Movnews separou alguns destes lugares paradisíacos que vale a pena conhecer em 2023!
- Parque estadual da Pedra Azul

A Pedra Azul é um dos cartões postais mais famosos e tradicionais do ES, a paisagem é uma formação rochosa de granito com 1.822 m de altitude. A imensa formação rochosa fica no distrito de Pedra Azul, município de Domingos Martins, a 103 km de Vitória, próximo à rodovia BR-262.
Dentro do parque é possível fazer algumas trilhas e até mesmo a escalada até o pico. Na região, a Rota do Lagarto, uma estrada turística, contorna a pedra, repleta de pousadas charmosas e restaurantes.
- Pedra dos Cinco Pontões

A Pedra dos Cinco Pontões é um maciço rochoso espetacular composto por gigantescas formações rochosas pontiagudas. Esta beleza natural se localiza numa área remota do interior do Estado. Fica no topo de uma montanha, entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu.
Por Laranja da Terra se tem a vista clássica dos Cinco Pontões, com diferentes formas, alinhados lado a lado. Já por Itaguaçu se tem vistas completamente diferentes da parte de trás das montanhas. A paisagem ganha diversas imagens lindas pelos ângulos diferentes.
- Gruta do Limoeiro

A Gruta do Limoeiro é uma atração turística da cidade de Castelo, no Sul do ES, destaque natural, geológico e histórico. O interior da caverna é considerado o mais importante sítio arqueológico da pré-história capixaba. Além disso, a Gruta do Limoeiro se destaca no cenário natural por sua formação geológica e beleza.
Considerada a mais importante gruta do solo capixaba, ela possui vários salões internos e belas formações rochosas de calcário. Em seu interior foram encontrados vestígios de presença humana datados de mais de 5000 anos.
- Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2892 metros de altitude. Fica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, acessível pelo lado capixaba por Pedra Menina, no município de Rio Preto.
O local é acessível por trilhas pelos dois estados e lá do alto se tem uma vista de 360 graus da cadeia de montanhas. Além do pico, há várias cachoeiras e atrações no parque.
- Pedra do Frade e a Freira

A Pedra do Frade e a Freira é uma bela formação rochosa natural de granito, com 683 metros de altitude, em Cachoeiro do Itapemirim, no Sul do ES. O gigantesco maciço rochoso se divide em duas partes. A montanha se parece com as figuras de um frade e uma freira, frente a frente, que parecem ter sido esculpidas na rocha.
A Pedra do Frade e a Freira aparece de longe passa quem passa pela BR-101. O melhor de tudo é que é possível chegar até uma parte bem alta da montanha de pedra, com facilidade.
- Pico do Itabira

Com cerca de 400 metros de altura, o Pico do Itabira, em Cachoeiro, é bastante procurado por praticantes de alpinismo, além de amantes por trilhas. Do seu topo, é possível ver toda a cidade, a região serrana, o litoral e o Frade e a Freira. O pico é um cartão postal da cidade, sendo uma formação rochosa de granito que lembra um dedo indicador apontado para o céu.