5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Betesda, Casa de Graça e Favor

João 5:1-14 relata uma das histórias mais marcantes da Bíblia, o paralítico que passou 38 anos à espera de um milagre no tanque de Betesda. Esse lugar, cujo nome significa “Casa de Graça” ou “Casa de Favor”, era conhecido por reunir enfermos e aflitos que aguardavam uma intervenção divina. Ali, multidões esperavam que as águas se movessem, na expectativa de encontrar cura.

Continua após a publicidade

Mas a cena muda completamente quando Jesus entra em cena. Não foi o paralítico quem viu Jesus, mas Jesus quem o viu. O olhar de Cristo alcançou aquele homem preso à sua dor, ao comodismo e à vitimização. Com uma simples pergunta, “Queres ser curado?”, Jesus revelou a necessidade de uma resposta interior, um confronto com as próprias limitações, medos e desculpas.

Esse episódio nos ensina lições profundas:

• Podemos permanecer paralisados emocionalmente por medos, culpas e complexos.
• Muitas vezes transferimos a responsabilidade de nossa mudança ao outro, esperando que alguém nos coloque “nas águas”.
• A vitimização pode se tornar um estilo de vida, mas Jesus nos chama para romper com esse ciclo.

Continua após a publicidade

O comando de Cristo foi direto, “Toma o teu leito e anda.” O leito, antes símbolo de acomodação, tornou-se testemunho de cura. O passado não foi apagado, mas ressignificado. A cama da dor virou trampolim para um futuro de esperança.

Assim também é conosco. Precisamos identificar as áreas paralisadas da nossa vida e assumir uma postura de fé e autoridade diante dos problemas. Mesmo arrastando, é necessário avançar em busca de cura, não permitindo que as fortalezas da mente (mentiras que nos aprisionam) determinem quem somos.

A graça de Deus não encontra espaço em corações soberbos, mas sim em corações quebrantados que reconhecem a necessidade de arrependimento, perdão e recomeço. Quando deixamos que Jesus nos encontre, ele não apenas cura, mas também transforma nossa história em um legado de graça e amor.

E a pergunta permanece, como estamos escrevendo a nossa história? Será uma narrativa de gratidão ou de murmuração? Um testemunho de cura ou de vitimização?

Um dia, outros contarão a nossa trajetória. Que seja lembrada como a história de alguém que experimentou a graça de Betesda e a estendeu a muitos.

Continua após a publicidade
Luciana Contti
Mães em Oração
Mães em Oração
Um movimento de mães que caminham juntas no exercício da maternidade com propósito. Somos mães intencionais, comprometidas em transmitir as novas gerações a importância de ter a oração sobre o estilo de vida. Jeremias 33:3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.6 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também