sábado, 18 de maio de 2024

Caiu um toró? Veja 6 formas de proteger seu celular durante a chuva

Em dias chuvosos, é importante redobrar a atenção com o uso do celular. Como nem todos os smartphones têm proteções contra a entrada de água — como as certificações IP67 e IP68 —, a exposição à chuva pode causar danos irreversíveis, como oxidação e curto-circuito dos componentes internos. Se você quer evitar problemas do tipo, é preciso se cercar de alguns cuidados, como desligar o aparelho, investir em capinhas à prova d’água ou mesmo sacos com fecho zip lock. Confira essas e outras dicas para proteger seu celular durante chuva.

1. Desligue o celular

Se estiver chovendo, e o seu celular apresentar risco de entrar em contato com a água, desligue imediatamente o aparelho. A ação é útil porque, caso a água entre no smartphone enquanto ele está ligado, é possível que isso cause um curto circuito no celular.

Daí a importância de desligar o smartphone e só ligá-lo novamente quando não houver mais risco de contato com a água — ou após remover a água, caso o líquido tenha entrado no aparelho. Uma dica antiga, mas útil, para tirar os resquícios de água do smartphone é mergulhá-lo em um pote de arroz até que os grãos absorvam bem o líquido.

Desligar o celular caso ele esteja molhado evita curto circuito — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo

2. Evite exposição direta à chuva

Pode parecer óbvio, mas caso você esteja debaixo de chuva com um celular sem proteção IP, o melhor a se fazer para proteger o aparelho é evitar a exposição direta. Durante imprevistos, muitas vezes nos esquecemos disso e pegamos o celular para checar alguma informação. O essencial, no entanto, é evitar ao máximo essa prática. Uma forma de deixar o aparelho seguro durante um temporal é enrolá-lo em uma sacola plástica e guardá-lo em uma bolsa feita preferencialmente de material hidrofóbico, como couro sintético.

Enrolar o celular em algum pano ou mantê-lo na mochila durante uma chuva previne maiores danos oa aparelho — Foto: Luciana Maline/TechTudo

3. Use capinhas à prova d’água

Melhor do que conter danos é preveni-los. Nesse sentido, uma boa opção para proteger seu celular durante chuvas é revesti-lo com uma capa à prova d’água. Essas capinhas estão disponíveis em diferentes modelos. Há desde opções clássicas (apenas a case) até modelos que permitem prender no braço para usar durante a prática de esportes. Independente do modelo adquirido, o acessório, além de evitar que a água entre em contato com o celular, também cumpre a função de qualquer outra capinha: proteger o smartphone contra quedas e arranhões.

Capa à prova d’água para iPhone pode ajudar a proteger seu celular contra entrada de água — Foto: Reprodução/Amazon

4. Invista em um saco hermético com fecho

Caso você não queira investir em uma capinha à prova d’água, uma dica mais acessível que também pode ajudar é adquirir um saquinho hermético com fecho — os conhecidos “zip locks”. A ideia é manter os sacos dentro da sua bolsa para, em caso de chuva, guardar o celular nele. Se quiser garantir ainda mais proteção, é interessante adicionar pacotinhos de sílica no saco hermético, pois eles absorvem líquidos e podem evitar o contato do celular com a água em casos em que o plástico tenha rasgado.

Sacos do tipo zip lock são uma ótima maneira de proteger seu celular contra a chuva — Foto: Reprodução/Ebay

5. Tenha cuidado ao pegar o celular com mãos molhadas

Se você estiver molhado, o recomendado é não tocar no celular até poder se secar. Mas, caso precise pegar o aparelho devido a alguma urgência, redobre sua atenção. Mãos molhadas dificultam que você segure o celular de forma adequada, aumentando as chances de derrubá-lo. Além disso, é claro, elas expõem o aparelho à água, permitindo que o líquido possa entrar em contato direto com os componentes internos do smartphone. Por isso, ao pegar seu celular, certifique-se de que está com mãos bem secas e segure o dispositivo com atenção.

Mantenha a mão o mais firme possível ao usar o celular com ela molhada — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

6. Invista em um celular com certificação IP67 ou IP68

A única forma de ter tranquilidade ao se expor à chuva com o celular é adquirir um aparelho com proteção IP, contra a entrada de água. As mais recomendadas são as certificações IP67 e IP68. Elas garantem, em média, que o aparelho consiga ficar mergulhado em até um metro de água doce por até 30 minutos. Vale ressaltar, contudo, que a profundidade e o tempo devem variar conforme os modelos. Para saber se o seu celular é capaz de resistir à água, consulte a ficha técnica do smartphone no site da fabricante.

*Por TechMundo com informações de The Economic Times

Veja também:

Ar-condicionado: qual é a melhor temperatura para economizar na conta de luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

10 estratégias para auxilar nas vendas online

O e-commerce se tornou um importante filão para o...

Enem 2024: provas acontecerão em 3 e 10 de novembro

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

Conteúdos feitos por IA serão sinalizados no TikTok

O TikTok confirmou nesta quinta-feira (9) um novo mecanismo...

Isenção de imposto para compras de até US$ 50 podem acabar

A isenção da taxação para compras internacionais de até US$...
g