Quem navega pelas redes sociais e se interessa por vídeos curtos provavelmente já se deparou com alguém experimentando a receita do chamado “cheesecake japonês”. A moda consiste em colocar biscoitos especiados, os speculoos, em um pote com iogurte grego.
A sobremesa simples chamou a atenção dos usuários, com a proposta de oferecer um sabor semelhante ao famoso doce de cream cheese usando apenas dois ingredientes e algumas horas na geladeira.
Entenda como a receita é feita
Os tutoriais mostram um método que, com pequenas variações, geralmente inclui:
- Colocar uma porção de biscoitos speculoos dentro de um pote grande de iogurte grego integral;
- Levar à geladeira e deixar resfriar por cerca de duas horas;
- Servir a criação com os biscoitos já amolecidos pelo contato com o iogurte.
Devido à nova textura que os biscoitos adquirem, a preparação ganha uma aparência que lembra, com alguma licença poética, um pavê ou um tiramisù. No entanto, na opinião dos avaliadores, o sabor não se parece com nenhum desses doces.
A falta do queijo não é compensada pelo iogurte.
Comentários irônicos, como “o biscoito é belga, o iogurte é grego e o cheesecake é japonês…”, além de críticas à mistura de sabores, formaram as observações negativas sobre essa sobremesa rápida.
Por outro lado, a impressão dos testadores foi favorável, com destaque para a simplicidade do preparo e para o sabor, considerando os ingredientes: “para levar apenas dois componentes, o gosto até que é interessante”.
O que esse ‘cheesecake’ tem de ‘japonês’?
É preciso esclarecer que, apesar do nome, a receita não tem nenhuma ligação com a doçaria japonesa.
A sobremesa de iogurte e biscoito recebeu essa denominação porque se tornou popular inicialmente em perfis japoneses de plataformas como TikTok e Instagram.
A confeitaria japonesa, por sua vez, tem suas próprias versões de cheesecake, sendo a mais tradicional e consumida o “soufflé cheesecake”.
A chef confeiteira Viviane Wakuda já divulgou sua receita de soufflé cheesecake e explicou um pouco sobre a origem desse preparo:
“A receita do soufflé cheesecake tem como base o soufflé francês. Ela se diferencia do cheesecake tradicional porque as claras e gemas dos ovos são bem aeradas, batidas vigorosamente antes de serem incorporadas aos outros ingredientes da massa.”
Isso confere à massa, de acordo com a chef, uma estrutura mais leve e areada do que a do cheesecake comum, que costuma ser mais denso e cremoso.
Fofinho e famoso
O soufflé cheesecake também é muito apreciado pelo público. O doce macio, em suas diversas apresentações, é amplamente compartilhado em guias de viagem e se tornou até uma atração turística na cidade de Osaka.
Lá, no movimentado distrito de Namba, a sede da confeitaria Rikuro ficou conhecida por seu cheesecake aerado, atraindo uma legião de pessoas que descobriram a sobremesa através das telas dos celulares.
Entenda a febre do speculoos
O biscoito que é parte essencial da receita viral apareceu há alguns anos no cardápio de confeitarias, mas já era conhecido em cafeterias e tem sua origem na Bélgica.
Uma reportagem anterior detalha um pouco da trajetória histórica do biscoito mais famoso do momento, explica sua popularidade e mostra o motivo pelo qual ele também pode ser chamado de “Biscoff”.







