Nesta sugestão inspirada pela chef Rita Lobo, a tradicional costelinha de porco ganha praticidade sem abrir mão da suculência e do sabor marcante. Esqueça o forno ou a churrasqueira: aqui, a carne é preparada na airfryer, resultando em uma costelinha tostadinha por fora e macia por dentro — perfeita para o dia a dia ou ocasiões especiais.
Para elevar a experiência gastronômica, a dica é servir a costelinha acompanhada de um purê de mandioquinha cremoso, enriquecido com requeijão de corte, e uma couve refogada no ponto certo. Um prato que combina tradição gastronômica e praticidade, celebrando os sabores e a cultura capixaba com um toque contemporâneo.
Ingredientes:
Para a costelinha
1 kg de costela de porco (cerca de 8 ripas)
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para o purê de mandioquinha
500 g de mandioquinha (batata-baroa)
½ xícara (chá) de requeijão de corte em cubos de 1 cm (cerca de 80 g)
½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
sal a gosto
Para a couve
1 maço de couve (11 folhas)
3 colheres (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo:
Para a costelinha
Caso a costelinha de porco esteja inteira, corte a peça em ripas — posicione a faca bem no meio, entre um ossinho e outro, para que todos os pedaços fiquem com carne dos dois lados.
Transfira a costelinha para uma tigela grande e tempere com o sal e pimenta a gosto. Regue com o azeite e misture bem com as mãos para envolver todos os pedaços.
Preaqueça a Air Fryer de 3,2 litros da linha Electrolux por Rita Lobo a 200 ºC e programe para assar por 30 minutos.
Abra o cesto e coloque toda a costelinha — as ripas vão ficar sobrepostas mesmo, não tem problema. Feche a gaveta e deixe assar por 30 minutos. Atenção: a cada 10 minutos, abra o cesto e vire as costelinhas com uma pinça, colocando as mais douradas para baixo e as menos cozidas para cima, para que todas dourem de maneira uniforme.
Após os 30 minutos, dê uma olhada; caso necessário, deixe assar por mais 5 minutos (isso pode variar de acordo com a peça de costelinha escolhida; algumas têm mais gordura e mais carne que outras). Assim que as costelinhas estiverem douradas, sequinhas na superfície e a carne ainda suculenta, estarão prontas.
Obs.: se preferir, pode temperar a costelinha com antecedência e manter na geladeira até 24 horas antes de assar; ela fica ainda mais gostosa.
Para o purê de mandioquinha
Lave, descasque e corte as mandioquinhas ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em fatias de 1 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e tempere com 1 colher (chá) de sal.
Leve a panela ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até que a mandioquinha fique macia — espete com um garfo para checar.
Desligue o fogo, passe a mandioquinha pelo escorredor e deixe escorrer bem a água. Volte a mandioquinha cozida para a panela (nem precisa lavar!). Com um amassador de legumes, amasse bem as mandioquinhas ainda quentes na panela (se preferir, passe as mandioquinhas pelo espremedor de batatas).
Coloque o leite numa jarra e leve ao micro-ondas para aquecer por 30 segundos.
Volte a panela ao fogo médio e vá acrescentando o leite quente, mexendo bem com uma espátula, até formar um purê cremoso. Desligue o fogo, adicione o requeijão de corte e a manteiga e misture bem. Prove e, se necessário, ajuste o sal.
Para a couve
Lave e seque as folhas de couve. Com as mãos, puxe os talos e rasgue as folhas em pedaços de cerca de 5 cm. Você pode reservar os talos na geladeira por até 3 dias para utilizar picadinhos em refogados ou outras receitas.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando ela estiver bem quente, regue com 1 colher (chá) de azeite, coloque ⅓ da couve rasgada, tempere com sal e pimenta e refogue por cerca de 2 minutos. É jogo rápido mesmo — a couve é refogada em etapas na frigideira bem quente para que fique levemente tostada e não acumule água.
Transfira a couve refogada para uma travessa e repita o processo com o restante.









