A Desportiva Ferroviária começou com grande êxito sua campanha na Copa do Brasil de 2026. Jogando fora de casa, a equipe grená, conhecida como Locomotiva, superou o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo normal na terça-feira (17), no estádio Lourival Gomes, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Na próxima fase da competição, a Desportiva enfrentará o Sport no dia 5 de março, às 19h, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Premiação Financeira
A agremiação já havia garantido R$ 400 mil referentes à cota de participação da primeira fase oferecida pela CBF. Com a classificação, o clube grená receberá um acréscimo de R$ 830 mil, valor destinado aos participantes da segunda fase.
A Locomotiva detém o recorde de participações entre os clubes capixabas no torneio nacional. Esta é a décima vez que a Desportiva compete na Copa do Brasil. A última aparição havia sido em 2017, culminando na eliminação diante do Avaí, com uma derrota por 2 a 1 em casa, em confronto de mata-mata.
Até esta vitória, a única passagem de fase ocorrera em 2013, quando o time eliminou o Atlético-AC na fase preliminar, após um empate em 1 a 1 fora e uma vitória por 5 a 4 no Engenheiro Araripe. Contudo, na primeira fase propriamente dita, foi eliminado pelo Figueirense, que aplicou uma goleada por 4 a 1, também em Cariacica.
Em todas as demais edições das quais participou — 1990, 1993, 1995, 1997, 2001, 2009, 2014 e 2017 —, a Desportiva foi superada logo em sua estreia.
Relato da Partida
A etapa inicial do duelo foi marcada por poucas oportunidades claras. O Sampaio Corrêa, atuando em casa, forçou o goleiro Pedro Zanette a uma intervenção precoce, aos seis minutos, após finalização de Luan.
A oportunidade mais perigosa do primeiro tempo, no entanto, surgiu para a Desportiva, aos 43 minutos, com um chute de Ruan que ressoou no travessão defendido por Zé Carlos.
No segundo tempo, o Sampaio criou situações de perigo em duas ocasiões durante os primeiros 20 minutos. Aos 23, Tiago Moura sofreu falta na entrada da área, pelo lado esquerdo do ataque. O próprio jogador cobrou a falta diretamente, marcando o gol que colocou a Desportiva em vantagem por 1 a 0.
A equipe capixaba administrou o placar até os 40 minutos, quando Ruan cometeu pênalti sobre Pablo, durante um cruzamento na área. Octávio converteu a penalidade máxima, igualando o marcador.
O Sampaio ainda teve a chance de virar o jogo aos 49, mas Marreta desperdiçou o rebote dado pelo goleiro Pedro Zanette após chute de longe de Marcelinho. Aos 51, foi a vez de Allan, do time da casa, errar o gol da vitória, mandando a bola por cima.
Disputa Decisiva nos Pênaltis
Na série de penalidades, a Desportiva iniciou as cobranças com Tiago Moura, que fez 1 a 0. Matheus Goiano chutou a primeira penalidade do Sampaio e acertou a trave direita.
Mariano executou o segundo pênalti grená e ampliou para 2 a 0. Guilherme desperdiçou a cobrança seguinte do time de Saquarema.
Na terceira tentativa da Desportiva, Kiezinha foi detido pelo goleiro Zé Carlos, enquanto Octávio marcou o primeiro gol do Sampaio. Gilberto estabeleceu o placar em 3 a 1 para a Locomotiva e Lecaros chutou para fora na quarta cobrança de sua equipe, consolidando a vitória grená na disputa.
Rio Branco e Porto Vitória na Próxima Fase
Os outros dois clubes do Espírito Santo na Copa do Brasil são o Rio Branco e o Porto Vitória, que garantiram suas vagas como campeão e vice-campeão, respectivamente, do último Campeonato Capixaba.
Ambas as equipes entrarão na competição diretamente na segunda fase, cujos confrontos também serão decididos em partida única.
O Capa-Preta enfrentará o Athletic Club-MG no dia 4 de março, às 20h, no estádio Kleber Andrade. Por sua vez, o Porto Vitória duelará com o Avaí no dia 4 de março, às 19h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, Santa Catarina.
SAMPAIO CORRÊA-RJ 1 (1) X (3) 1 DESPORTIVA
SAMPAIO CORRÊA: Zé Carlos; Lucas, Daniel, Marreta e Guilherme; Pablo (Martini), Luan (Lecaros), Rodrigo Andrade (Marcelinho), Iacovelli (Matheus Goiano), Octávio e Agu (Allan). Técnico: Felipe Surian
DESPORTIVA: Pedro Zanette; Jairo, Wesley, Vinicius Leandro e Willian Simões (Kaiki Laranjeiras); Jorge Mendes, Mariano, Ruan (Jhonatan) e Gilberto; Tiago Moura e Kieza (Kiezinha). Técnico: Eleomar Pereira
GOLS: segundo tempo — Tiago Moura, aos 23 minutos, Octávio, aos 41
ÁRBITRO: Lucas Casagrande (PR)
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
LOCAL: estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ)







