Rio de Janeiro – A sexta-feira no Rio Open, marcada por interrupções devido à chuva e ajustes na agenda, só terminou às 2h11 do sábado. O chileno Alejandro Tabilo superou o argentino Thiago Tirante em três sets, decididos em dois tiebreaks: 7/6 (7-2), 6/7 (6-8) e 6/1.
Nesta edição do torneio, que viu a eliminação dos favoritos, Tabilo pode não ter o ranking mais alto entre os quatro semifinalistas, mas é quem tem o histórico mais vitorioso. O atleta já disputou cinco finais no circuito ATP, conquistando três troféus: dois em piso rápido, um em grama e nenhum em saibro.
O chileno avança para sua nona semifinal em torneios ATP, sendo a sexta em quadra de saibro e a primeira em um evento da categoria 500. Seu adversário na próxima fase será o peruano Ignacio Buse, que mantém boa fase após eliminar o carioca João Fonseca e, nas quartas de final, superar o italiano Matteo Berrettini.
Esta será a segunda vez que o tenista chileno de 28 anos enfrentará o peruano, sete anos mais novo, no circuito profissional. Tabilo venceu Buse pela primeira vez no challenger de Brasília, há três anos, e em 2024 voltou a derrotá-lo, em um confronto válido pela Copa Davis no Chile.
O primeiro set foi o mais disputado, definido apenas nos momentos finais. Tabilo conseguiu um break no 11º game e teve a chance de confirmar a vitória no saque seguinte, mas Tirante recuperou o break de forma impecável, forçando o tiebreak. Nessa etapa, o chileno foi superior e venceu cedendo apenas dois pontos.
Decisão no terceiro set
Na segunda parcial, o chileno começou melhor, conseguindo um break logo no primeiro game e perdendo duas chances de quebra no terceiro. Ele administrou a vantagem até o momento de sacar para o set em 5/4, quando sofreu um break de volta e a decisão foi novamente para o tiebreak. Nesse desempate, Tirante salvou uma bola de match e logo em seguida igualou o confronto.
Com o jogo já na madrugada, os poucos torcedores que permaneceram nas arquibancadas se fizeram ouvir. Tabilo não se abalou com as oportunidades perdidas no final do segundo set e conseguiu um break no quarto game do terceiro. Ele repetiu o feito no sexto game e, desta vez, não falhou no momento decisivo para encerrar a partida.






