Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina começaram oficialmente na sexta-feira, 6 de fevereiro, na Itália. A cerimônia de abertura ocorreu no Estádio San Siro, em Milão, e contou com a presença da ginasta Rebeca Andrade, que conduziu a bandeira olímpica ao lado de outras sete personalidades convidadas pelo COI. No desfile das delegações, os atletas Nicole Silveira (skeleton) e Lucas Pinheiro Braathen (esqui alpino) foram os porta-bandeiras do Brasil.
A celebração aconteceu de forma simultânea nas cidades de Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo. O evento reuniu grandes nomes da música, como Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e o pianista Lang Lang.
A Delegação Brasileira
A Olimpíada reune mais de 3 mil atletas de 90 países. O Brasil será representado por 14 atletas que competirão em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Embora a abertura tenha sido na sexta-feira, esportes como curling e hóquei no gelo iniciaram suas disputas antecipadamente, na quarta-feira (4).
Há uma grande expectativa por uma medalha inédita, já que Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener subiram ao pódio em etapas da Copa do Mundo na temporada que começou em novembro. Até o momento, a melhor marca histórica do país pertence a Isabel Clark, que ficou em nono lugar nos Jogos de Turim, há dez anos.
O Cronograma de Competições
Os primeiros brasileiros a estrearem serão Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva no esqui cross-country. Por outro lado, o encerramento das participações brasileiras ficarão a cargo da equipe de bobsled 4-man, que competirá no dia 22 de fevereiro.







