Após a derrota para o Corinthians na Supercopa Rei, o Flamengo volta sua atenção para o Campeonato Carioca, onde enfrenta o risco real de ter que lutar para não cair.
O clube rubro-negro encara o Sampaio Corrêa-RJ no sábado (7), às 21h, no Maracanã. A partida será decisiva para definir se a equipe avança às quartas de final ou se é direcionada para a disputa pela permanência.
Antes disso, na quarta-feira (4), também no Maracanã, o time enfrenta o Internacional pela segunda rodada do Brasileirão.
Vitória e dependência para evitar constrangimento no Carioca
A derrota por 2 a 0 para o Corinthians, no domingo (1º), em Brasília, marcou a terceira queda consecutiva do Flamengo nesta temporada. Antes, o time havia perdido para o Fluminense por 2 a 1, pelo Carioca, e começou o Brasileirão com uma derrota por 2 a 1 para o São Paulo, fora de casa.
Para evitar uma situação constrangedora no estadual, o Flamengo precisa vencer o Sampaio Corrêa-RJ na rodada final da fase de grupos. Além disso, o time do técnico Filipe Luís depende de tropeços de outros clubes para garantir sua vaga nas quartas de final e escapar do quadrangular do rebaixamento.
Como funciona o regulamento do Campeonato Carioca
A edição atual do Campeonato Carioca tem dois grupos de seis times cada. Na Taça Guanabara, que é a fase classificatória, as equipes de um grupo enfrentam as do outro em jogos de turno único. Os quatro melhores colocados de cada chave se classificam para as quartas de final.
Já os dois últimos times de cada grupo disputam um quadrangular contra o rebaixamento, com jogos de ida e volta, do qual apenas o pior time será rebaixado.
O Flamengo ocupa atualmente a penúltima posição do Grupo B, com quatro pontos, e pode se tornar o lanterna se o Maricá, que tem três pontos, empatar ou vencer o Volta Redonda nesta segunda-feira (2), às 17h, pela quinta rodada.
Qual a posição do Flamengo no Carioca
Para fugir do quadrangular do rebaixamento e se classificar para as quartas de final, o Flamengo precisa de uma combinação específica de resultados.
- Se vencer o Sampaio Corrêa, o Flamengo se classifica caso:
- O Boavista perca para o Bangu;
- Ou o Madureira não conquiste mais do que dois pontos em seus dois jogos restantes (contra Vasco e Volta Redonda);
- Ou o Nova Iguaçu não vença a Portuguesa-RJ.
- Se empatar ou perder para o Sampaio Corrêa, o Flamengo estará eliminado das quartas de final do Carioca, independentemente dos outros resultados, e irá para o quadrangular do rebaixamento.







