A partir da próxima terça-feira (9/12), Osasco e Praia Clube encaram a difícil tarefa de conquistar para o Brasil o quarto título da história do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei.
Disputado no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, até 14/12 (domingo), o torneio contou até agora com apenas três clubes brasileiros campeões, todos do estado de São Paulo.
O atual campeão é o Conegliano, da Itália, que tem entre suas jogadoras a ponteira e capitã da seleção brasileira, Gabi Guimarães, considerada por muitos a melhor do mundo, além da líbero italiana Monica de Gennaro, campeã olímpica em Paris 2024, e da oposta sueca Isabelle Haak.
Quais times brasileiros já conquistaram o Mundial?
O único clube brasileiro em atividade que já venceu o Mundial é o Osasco; foi o último representante do país a conquistar a competição, em 2012, em Doha, no Catar.
Os demais títulos foram obtidos no começo da década de 1990. Em 1991, o extinto Sadia, com a central Ida, venceu a competição em São Paulo ao bater o São Caetano na final.
Em 1994, também em São Paulo, o Sorocaba (já extinto e distinto do atual projeto que disputa a Superliga), com a ponteira Ana Moser, conquistou o título ao derrotar o Matera, da Itália, na decisão.
Os brasileiros que já “bateram na trave” no Mundial de Clubes
- 1992: o Minas ficou com o vice-campeonato para o Olimpia Teodora, da Itália
- 2010: o Osasco foi vice para o Fenerbahçe, da Turquia
- 2013: o Rio de Janeiro (atual Flamengo) foi vice para o VakifBank, da Turquia
- 2014: o Osasco foi vice para o Dínamo Kazan, da Rússia
- 2017: o Rio de Janeiro foi vice para o VakifBank, da Turquia
- 2018: o Minas ficou com o vice para o VakifBank, da Turquia








