A decisão da Copa Libertadores entre Flamengo e Palmeiras será a sétima final envolvendo exclusivamente clubes brasileiros na história do torneio. Depois de aplicar 4 a 0 na LDU, do Equador, na noite de quinta-feira (30), no Allianz Parque, o Verdão disputará o título contra o Rubro-Negro em 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Histórico recente entre equipes brasileiras
A última final continental protagonizada por dois times do Brasil terminou com o Botafogo conquistando um título inédito, após vencer o Atlético-MG por 3 a 1 no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Em 29 de outubro de 2022, o Flamengo conquistou a taça ao derrotar o Athletico-PR por 1 a 0 no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
Finais envolvendo Flamengo e Palmeiras
Na edição de 2021, o Rubro-Negro também chegou à decisão, mas foi superado pelo Palmeiras por 2 a 1 na prorrogação, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Em 2020, o Palmeiras sagrou-se campeão ao vencer o Santos por 1 a 0 no Maracanã.
A primeira final da Libertadores entre clubes brasileiros ocorreu em 2005, quando o São Paulo bateu o Athletico-PR. No ano seguinte, o time do Morumbi voltou à decisão, porém o troféu acabou ficando com o Internacional.








