Pequim, China: Considerado o grande favorito à conquista desta quarta-feira no ATP 500 de Pequim, Jannik Sinner confirmou o favoritismo ao superar o norte-americano Learner Tien, que disputava sua primeira final no circuito ATP. O italiano venceu com facilidade, por 6/2 e 6/2, em apenas 73 minutos, conquistando o bicampeonato.
Sinner repetiu a campanha de 2023, quando bateu Daniil Medvedev na decisão. Com isso, passou a integrar o seleto grupo de jogadores que venceram o torneio chinês mais de uma vez, ao lado do sérvio Novak Djokovic (2009, 2010 e de 2012 a 2015) e do espanhol Rafael Nadal (2005 e 2017).
Talk about starting strong 😳
Jannik Sinner with some heavy blows early on in the Beijing final 🔨🔥#ChinaOpenpic.twitter.com/HV4CAF0psK
— Tennis TV (@TennisTV) October 1, 2025
Depois de ser vice-campeão no ano anterior, quando perdeu para Carlos Alcaraz, Sinner não só manteve os 330 pontos obtidos em 2024 como ainda somou mais 170, reduzindo parcialmente a vantagem do espanhol, que havia vencido o torneio de Tóquio um dia antes.
Desempenho dos jogadores
Por outro lado, Tien atingirá sua melhor posição no ranking: subirá 16 lugares e entrará pela primeira vez no top 40, ultrapassando o brasileiro João Fonseca. O jovem norte-americano ficará em 36º lugar, tornando-se o mais jovem entre os top 40 na próxima atualização da ATP.
Sinner conquistou seu terceiro título na temporada, marca alcançada até agora por outros três tenistas em 2025: Carlos Alcaraz (8), Alexander Bublik (4) e Luciano Darderi (3). Foi a 18ª taça do italiano em quadras duras, igualando Medvedev como segundo entre os jogadores em atividade, atrás apenas de Djokovic, que lidera com 71 troféus.
O atleta também entrou para um seleto grupo de jogadores com mais vitórias em quadras rápidas antes dos 25 anos, juntando-se a Andre Agassi e Lleyton Hewitt. A lista é encabeçada por Roger Federer (25), seguido por Novak Djokovic (22), Pete Sampras (22), Jimmy Connors (20) e Andy Murray (19).
New B-roll just dropped 🤳#ChinaOpenhttps://t.co/vvrGajrVNapic.twitter.com/SMYOM4T74j
— Tennis TV (@TennisTV) October 1, 2025
Análise da partida
Sinner comandou o duelo desde o primeiro ponto, impedindo que Tien, de apenas 19 anos, se tornasse um dos campeões mais precoces da história do torneio. Ditou o ritmo com trocas agressivas e jogadas precisas pelos cantos.
O vice-líder do ranking terminou o confronto com 24 vencedoras e 16 erros não forçados, contra 11 vencedoras e 18 erros do adversário. Além disso, defendeu os dois break-points que enfrentou e converteu quatro das seis chances de quebra. Finalizou com 10 aces, apenas uma dupla falta e 70% de eficiência nos saques.
Já no primeiro game, Tien viu-se pressionado a 0-40 em seu saque. Salvou dois break-points, mas cedeu no terceiro e perdeu o serviço. Sinner consolidou a vantagem no quinto game e fechou o primeiro set com tranquilidade. Na segunda parcial, acelerou no final: saiu de 1/2 e venceu por 6/2, com duas quebras seguidas.








