Na segunda-feira (6), mais de 200 estudantes-atletas do Espírito Santo partem rumo a Uberlândia (MG) para competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), principal competição escolar do país voltada para jovens de 12 a 14 anos. Ao todo, serão disputadas 18 modalidades.
A comitiva do Espírito Santo é formada por 268 pessoas: 206 atletas de 110 escolas das redes pública e privada, além de técnicos e dirigentes. As vagas foram asseguradas por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), promovidos anualmente pela Sesport com o apoio da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).
Programação e modalidades
A competição ocorrerá em blocos. A abertura acontece na terça-feira (7), com disputas de badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia até domingo (12). O segundo bloco, de 15 a 18, reunirá atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo. No terceiro e último bloco serão disputados basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez.
Desempenho nas edições anteriores
Na edição passada, realizada em Recife (PE), o Espírito Santo obteve recorde no formato atual da competição, com 69 pódios: 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes. Em 2023 o Estado conquistou 49 medalhas, em 2022 foram 43, e em 2021, na retomada da competição após 17 anos, o total alcançado foi de nove medalhas.
Comissão e legado
O presidente da Fecade, Lidimar Marquez, integra a delegação que acompanhará os estudantes e ressalta a evolução dos atletas capixabas. Segundo ele, as conquistas em pódio refletem os investimentos do Estado e das escolas, e a experiência obtida nas competições constitui o maior legado para as trajetórias dos jovens.
Inscrições e categorias
As inscrições para os Jogos Estudantis do Espírito Santo estão abertas e podem ser realizadas de forma online. Os jogos serão disputados em três finais de semana: 1 e 2 de novembro, 8 e 9 de novembro, com a grande final prevista para 15 de novembro, dedicada ao atletismo e ao vôlei de praia. As competições reunirão estudantes das redes pública e privada nas categorias Infantil (até 13 anos) e Juvenil (até 16 anos), em modalidades coletivas como basquete, futsal, handebol e vôlei, além de provas individuais de atletismo (100 m e 200 m rasos) e do vôlei de praia.








