O diretor esportivo da Ferrari, Fred Vasseur, revelou que a participação de Lewis Hamilton no Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1 foi prejudicada no início por uma falha no sistema de freios, que o obrigou a adotar a estratégia lift and coast (reduzir a velocidade e deixar o carro desacelerar) pelo restante da prova. Mesmo com esse contratempo, o heptacampeão mundial conseguiu registrar a volta mais rápida no domingo.
“É complicado destacar algum aspecto positivo”, comentou Vasseur, explicando que o problema apareceu quase imediatamente. “Sim, notamos a falha não na primeira volta, mas na segunda ou terceira. Foi preciso recorrer ao lift and coast até o fim da prova, o que não é simples para os pilotos, pois exige ajustes constantes nos pontos de frenagem a cada curva”.
“Quando o Lewis conseguiu manter um ritmo mais consistente por algumas voltas, o desempenho foi aceitável. Mas ninguém pode competir em desvantagem durante praticamente toda a corrida”.
Problema nos freios surpreende equipe
O chefe da Ferrari reconheceu que a avaria foi inesperada, mas destacou que as altas temperaturas do circuito urbano de Marina Bay, somadas ao tráfego intenso, podem ter agravado a situação.
“Todos sabem que, em Singapura, quando se está no meio do pelotão, os freios são muito exigidos; mesmo assim, não imaginávamos que isso ocorreria naquele momento”.
Penalidade e reação de Alonso
Hamilton recebeu cinco segundos de punição por exceder os limites da pista, consequência direta da dificuldade em controlar o carro com os freios comprometidos. Fernando Alonso mostrou-se irritado ao testemunhar a manobra e questionou publicamente a segurança do veículo nessas condições. Vasseur, por sua vez, tentou minimizar as preocupações.
“Em relação à segurança, não havia riscos, pois o Lewis adaptou sua pilotagem. Ele não estava no limite; chegou a ficar 30 segundos mais lento. A segurança estava garantida, mas obviamente não era o que desejávamos: o objetivo não é apenas se manter seguro”, completou com bom humor.
Volta rápida sem significado
Apesar de ter marcado a melhor volta após trocar para pneus macios, Vasseur não considerou o feito relevante.
“Não, porque usamos os compostos mais rápidos no final. Foi uma volta artificial, sem condições reais de comparação. Quando ele conseguiu forçar por algumas voltas, o ritmo era compatível com os carros à frente, mas apenas isso. É frustrante, pois em alguns momentos o desempenho até não foi ruim”.
Com a penalização aplicada, Hamilton cruzou a linha de chegada em oitavo lugar, somando quatro pontos no campeonato.








