O primeiro dia do Troféu Brasil de Atletismo trouxe emoções intensas e quebras de recordes, tanto no cenário olímpico quanto paralímpico. O evento, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo, segue até o dia 3 de agosto. É a maior competição interclubes de atletismo da América Latina, com transmissão ao vivo pelo canal do Time Brasil no YouTube.
Atletas em destaque
Erik Cardoso foi uma das principais estrelas do dia ao estabelecer um novo tempo sul-americano nos 100 metros rasos. Com 9s93, ele se tornou o único a correr abaixo dos dez segundos na prova, superando o índice para o Campeonato Mundial, que acontecerá em Tóquio este ano. Felipe Bardi, que ficou em segundo lugar com 10s06, e Vitor Hugo dos Santos, com 10s14, completaram o pódio.
Caio Bonfim, por sua vez, impressionou na marcha atlética. Ele cravou a melhor marca do mundo em 2025 e a quarta melhor na história, completando os 20 quilômetros em 1h18min37s9. O atleta de 34 anos já possui a vaga garantida para o Mundial e foi medalhista de prata na Olimpíada de Paris em 2024. Matheus Correa obteve a segunda colocação com 1h19min54s7, enquanto Max dos Santos ficou em terceiro com 1h20min35s1.
Recorde mundial das paralimpíadas
Rayane Soares também fez história ao quebrar o recorde mundial nos 100 metros da classe T13, com o tempo de 11s66. A velocista superou a marca anterior de Lamiya Valiyeva, do Azerbaijão. Nascida com microftalmia bilateral, Rayane já mostrou seu talento ao conquistar o ouro nos 400 metros na Paralimpíada de 2024, onde também conquistou a prata na prova dos 100 metros.
O primeiro dia do Troféu Brasil é apenas o início de uma competição que promete mais surpresas e recordes nos próximos dias.






