Enquanto o futuro de Islam Makhachev caminha para a divisão dos meio-médios (77 kg), seu técnico Javier Mendez já projeta um possível confronto de alto impacto no cenário do MMA. Em entrevista, o treinador afirmou que uma luta entre o russo e Ilia Topuria é, atualmente, a mais importante que o UFC pode promover.
Topuria vive o melhor momento da carreira. Após nocautear Max Holloway e defender o cinturão dos penas (66 kg), o georgiano radicado na Espanha subiu de categoria e bateu Charles ‘Do Bronx’ Oliveira por nocaute, conquistando o título vago dos leves (70 kg), anteriormente pertencente ao próprio Makhachev. Com ambos agora como campeões em divisões distintas, uma superluta parece inevitável aos olhos de Mendez.
“Acho que todo fã quer ver essa luta. É a luta número 1. A outra era Jon Jones vs. Tom Aspinall, mas agora, se Islam vencer, Topuria vs. Islam é a principal luta a ser feita”, declarou.
Provocações de Topuria
Apesar das provocações de ‘El Matador’, que chegou a dizer que poderia finalizar Makhachev, o técnico não se incomoda com o discurso ousado e, na verdade, elogia a capacidade de Topuria em gerar interesse do público. No entanto, o próximo passo do russo já está traçado, e passa por outro desafio: a disputa pelo cinturão dos meio-médios contra Jack Della Maddalena. Para Mendez, apenas após essa vitória a superluta poderá avançar.
“Ele está fazendo um bom trabalho ao fazer as pessoas quererem ver essa luta. Quanto mais o Ilia faz, mais interesse o público tem. Gosto de tudo o que ele faz como lutador. Se vencermos, podemos descer ou ele pode subir. Mas se o UFC não quiser, não vai acontecer. Primeiro precisamos vencer”, completou.
Caso o duelo se concretize, colocaria frente a frente os dois maiores nomes do MMA na atualidade: o líder e o vice-líder do ranking peso-por-peso do UFC. Seria um confronto histórico, com potencial de redefinir o topo do esporte.






