O Grupo A da Copa América Feminina, realizada no Equador, tem um novo líder. Na sexta-feira (18), a Argentina conquistou uma vitória emocionante sobre o Chile por 2 a 1, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito.
Desempenho da Argentina
Com essa vitória, a seleção argentina mantém 100% de aproveitamento, acumulando duas vitórias em dois jogos e totalizando seis pontos. A equipe, conhecida como Albiceleste, ultrapassou o Equador, que soma quatro pontos e teve um descanso nesta rodada. O Chile, ou La Roja, agora ocupa a quarta posição com três pontos. Apenas os dois primeiros colocados avançam para as semifinais.
Destaques do jogo
Entre as jogadoras argentinas, duas competem no Campeonato Brasileiro Feminino, com transmissão ao vivo pela TV Brasil. A artilheira da última Copa América, Yamila Rodríguez, do Grêmio, começou como titular, sendo substituída aos 11 minutos da etapa final. Paulina Gramaglia, do Red Bull Bragantino, entrou aos 27 minutos e contribuiu para o gol de empate da Argentina.
Homenagem a Catalina Díaz
As jogadoras chilenas entraram em campo com uma faixa preta no braço em tributo à ex-jogadora Catalina Díaz, falecida em decorrência de câncer. Díaz defendeu a seleção chilena entre 2003 e 2010 e é lembrada por sua contribuição ao futebol feminino.
Desempenho em campo
O Chile abriu o placar com um gol aos 10 minutos, após uma jogada em que Vaitiare Pardo aproveitou um vacilo da defesa argentina. Apesar do domínio argentino em finalizações, apenas um chute foi efetivamente no alvo no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Chile começou com mais presença ofensiva, mas a Argentina foi mais eficaz. Paulina Gramaglia empatou o jogo com um cruzamento que resultou em gol de cabeça de Daiana Falfán. A virada veio aos 45 minutos, quando a capitã Aldana Cometti fez um cabeceio após cobrança de falta. O Chile ainda teve Yenny Acuña expulsa nos minutos finais após uma falta dura.
Próximos jogos
As seleções se preparam para novos desafios na próxima segunda-feira (21), no mesmo estádio. A Argentina enfrentará o Peru às 18h (horário de Brasília), enquanto o Chile jogará contra o Equador, às 21h.
Nos próximos dias, o Brasil, atual líder do Grupo B com seis pontos, também terá a oportunidade de brilhar. A seleção canarinho atuará na terça-feira (22), às 21h, contra o Paraguai, com jogos transmitidos pela TV Brasil.