Resta apenas uma vaga em disputa para a fase final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). A Alemanha confirmou sua classificação neste sábado, sem precisar entrar em quadra, graças à derrota da República Tcheca para a Holanda por 3 sets a 2, em uma virada emocionante com parciais de 25-23, 23-25, 14-25, 25-19 e 15-10 em Apeldoorn, na Holanda.
Com essa derrota, as alemãs asseguraram uma das oito vagas para a fase final em Lodz, na Polônia. Elas se juntam a outras equipes já classificadas, como Itália, Brasil, Japão, Turquia, China e as anfitriãs polonesas.
A disputa pela última vaga
Três países ainda estão na disputa pela última vaga: Estados Unidos, República Tcheca e Holanda. Os Estados Unidos são os favoritos, com dois jogos restantes na terceira etapa da VNL contra Canadá e China.
Se as americanas vencerem o Canadá na noite deste sábado, em Arlington, o lugar nas finais estará garantido. O último jogo, no domingo, servirá apenas para definir a posição final da equipe.
Para a Holanda e a República Tcheca restam torcer para que os EUA percam seus jogos por 3-0 ou 3-1, além de vencerem seus próprios compromissos. A Holanda enfrentará a Itália, líder da competição, enquanto a República Tcheca jogará contra a Bélgica.